Ainda pode-se considerar uma novidade. Faz pouco tempo que o Espírito Santo foi descoberto como o lar para centenas de baleias jubartes. Em 2014, pesquisadores e ambientalistas constataram que as águas do litoral capixaba serviam de maternidade para a espécie.
As jubartes viajam cerca de 4 mil quilômetros, da Antártida até o Espírito Santo, e permanecem no Estado por seis meses — sempre de junho a novembro. Pelo menos 3 mil baleias nascem no Espírito Santo todos os anos.
Pelo tempo que estão aqui, as jubartes não se alimentam no litoral capixaba. Segundo o ambientalista Thiago Ferrari, é nas águas geladas da Antártida que as baleias acumulam a quantidade de calorias necessária para permanecer em jejum no Brasil.
Desde que foram descobertas no Espírito Santo, a procura por passeios para avistar baleias vem crescendo. De acordo com os ambientalistas do projeto Amigos da Jubartes, o portal recém-criado para oferecer passeios turísticos recebe centenas de e-mails diariamente.
O passeio deve ser agendado com antecedência e custa, em média, R$ 220,00. As embarcações saem do Iate Clube de Vitória, na Praia do Canto, por volta das 7 horas, e retornam às 13 horas. Para agendar um passeio e ter mais informações, basta acessar o site www.queroverbaleia.com.