Geral

Junho começa com frente fria no ES; veja a previsão para o mês

Levantamento do portal Climatempo indica que Estado vai enfrentar dias com queda de temperaturas e chuvas frequentes

Foto: Marcelo Pereira/Folha Vitória

Chuva em Vitória: frentes frias ao longo de junho prometem dias em que a sombrinha vai ser fundamental

Junho será marcado por passagens de frentes frias que vão trazer chuvas e quedas nas temperaturas no Espírito Santo. As previsões são da meteorologista Josélia Pegorin, do portal Climatempo. Apesar de o inverno começar oficialmente em 21 de junho, a sensação de frio continua dando o ar da graça antes; assim como foi em maio. 

“A primeira quinzena de junho terá duas frentes frias que vão manter o Espírito Santo com muitas nuvens e chuva frequente. A chuva deve ocorrer em todo o estado”, aponta a especialista.

Com o avanço do mês, o frio não dará trégua. Isso porque, na segunda quinzena, uma outra frente fria forte avança pela Região Sudeste e traz uma massa de ar frio intensa, que volta a derrubar as temperaturas. 

“Há previsão de mais massas de frio de origem polar chegando ao Espírito Santo em julho que vão deixar vários dias frios”, complementa.

Josélia explica que o Espírito Santo é um estado que nem sempre é influenciado por frentes frias que chegam ao Sudeste do Brasil. “Mas recebe influência de eventuais circulações marítimas e da entrada de áreas de instabilidade que crescem no mar, que podem provocar chuva por vários dias, mas em geral de fraca a moderada intensidade. Às vezes, chove pouco, mas várias áreas do estado ficam com muitas nuvens”, explica.

Não haverá grandes volumes de chuva em junho no território capixaba. “Historicamente os volumes médios de chuva em junho no ES são bem menores do que no meses de verão e variam de 20 mm a 70 mm. Para Vitória, a média de chuva para junho é de 70mm”, pontua, esclarecendo que os números foram calculados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Previsão de chuva no ES no primeiro dia de junho, diz Incaper

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), junho já começa com chuva. Nesta quarta-feira (01), o tempo segue instável na metade Norte do Estado. 

Há previsão de chuva rápida, em alguns momentos do dia, na regiões Norte, Nordeste e Noroeste. Chove rápido, entre a madrugada e manhã, na região das Três Santas (Santa Leopoldina, Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá) e na Grande Vitória, com aberturas de nuvens no decorrer do dia. 

Não há previsão de chuva na região Sul e demais partes da Serrana. As temperaturas terão pequeno declínio no Espírito Santo.

LEIA TAMBÉM: Espelhamento de Mie: fenômeno deixa céu avermelhado e chama a atenção na Grande Vitória

Na Grande Vitória, chuva rápida entre madrugada/manhã, com aberturas de nuvens no decorrer do dia. Em Vitória, mínima de 20 °C e máxima de 27 °C.

Na Região Sul, incluindo Cachoeiro de Itapemirim e Alegre, sol entre poucas nuvens. Não chove. Nas áreas menos elevadas, temperatura mínima de 17 °C e máxima de 30 °C.

Na Região Serrana, chuva rápida entre madrugada/manhã, na região de Santa Teresa, Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá, com aberturas de nuvens no decorrer do dia. Nas áreas menos elevadas, temperatura mínima de 17 °C e máxima de 28 °C. Nas áreas altas, mínima de 13 °C e máxima de 24 °C.

Na Região Norte, onde está Linhares e Conceição da Barra, muitas nuvens e aberturas de sol. Chove rápido, em alguns momentos do dia. Temperatura mínima de 21 °C e máxima de 29 °C.

No Noroeste, muitas nuvens e aberturas de sol. Chove rápido também em alguns momentos do dia. Nas áreas menos elevadas, temperatura mínima de 21 °C e máxima de 29 °C. Em Mantenópolis e Alto Rio Novo, mínima de 18 °C e máxima de 27 °C.