
A Justiça Federal publicou no último dia 25, decisão que determina a desocupação e demolição de todos os 46 quiosques das praias de Itapuã e Itaparica, em Vila Velha.
Conforme a decisão da justiça, os quiosques funcionam de forma irregular e foram construídos em área pública.
Segundo o presidente da Associação dos Proprietários de Quiosques de Itapuã e Itaparica, Paulo Roberto Neves, os quiosqueiros vão entrar com recurso. Ele alega que os proprietários dos quiosques foram pegos de surpresa com a notícia.
Após a decisão, a União transferiu a gestão da orla para o município de Vila Velha. Por nota, a prefeitura se manifestou contra a retirada dos quiosques. Informou ainda que a procuradoria geral do município deverá entrar com uma ação na justiça contra a sentença.
Protestos
Como forma de protesto, os proprietários dos quiosques prepararam cartazes. Na mensagem, eles afirmam estarem em luto. Os comerciantes receberam o apoio da população. Frequentadores e moradores da orla defendem a manutenção dos quiosques.
Na próxima semana, os comerciantes vão se reunir com a prefeitura, na expectativa de encontrar uma solução para o problema. Além de ser a forma de sustento dos quiosqueiros, cada empreendimento ainda possui vários funcionários. E, segundo os quiosqueiros, a demolição irá afetar a vida de muitas