A cidade de Vitória agora conta com um novo serviço em táxis e carros de aplicativo, o Pet Friendly, que, a partir de agora, aceita pets neste tipo de transporte.
A lei, que foi aprovada pela Câmara dos Vereadores e pelo prefeito da Capital, entrou em vigor em 28 de novembro.
O novo serviço funciona apenas para os taxistas e motoristas de aplicativo que possuírem o selo Pet Friendly fornecido pela prefeitura, sendo proibida a cobrança de taxa adicional para o transporte dos pets.
LEIA TAMBÉM:
>> Cidades do ES recebem doação de 10 mil livros da Marinha e Biblioteca Nacional
>> Folha Vitória vence Brasil Publisher Awards e é eleito o melhor site de notícias do ES
>> Cunhada gera bebê de mulher com doença degenerativa no ES: “Um sonho”
A lei tem o objetivo de facilitar o transporte dos animais, acompanhados de seus tutores.
O termo Pet Friendly, que significa aceitação de animais de estimação, vem sendo implementado em diversos estabelecimentos, como shoppings, restaurantes e lojas.
Os tutores que se interessarem pelo serviço deverão providenciar itens de segurança e higiene de seu Pet, durante o transporte, tal como coleira adaptada para uso em cinto de segurança.
Além disso, o pet deve ser transportado sempre em companhia de seu tutor, ou por quem está com o animal.
Os pets também devem ser transportados de uma forma segura: dentro de bolsas, cesto ou caixa ventilada. Caso contrário, o tutor deve providenciar uma manta impermeável para colocar no assento do veículo.
A lei também determina que os cães de pequeno, médio e grande porte, quando não acomodados em bolsas e cestos, deverão usar focinheira.
Os condutores deverão colar o selo Pet Friendly no vidro lateral traseiro dos carros que prestarem o serviço, para fácil visualização e identificação dos passageiros que necessitarem o transporte.
Para o Secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, o projeto ajuda para o fim de cobranças adicionais para o transporte de pets.
“Esse projeto é muito importante, porque não tem uma cobrança excedente para transportar o pet, e você uma boa relação com motorista e passageiro com regras de segurança e higiene”, disse o secretário.
O serviço já está sendo implantado em carros de motoristas de aplicativo e taxistas interessados no transporte de animais de estimação no município. Para ter o selo, é necessário fazer um cadastro na gerência de Vistoria e Fiscalizado da SETRAN, localizado na Rua Vitório Nunes da Mota, nº 220, na Enseada do Suá.
O selo já está sendo usado e, até a última segunda-feira (2), dois motoristas já haviam aderido. Após o cadastro, os selos podem ser retirados no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), no mesmo endereço da Setran.
Para mais informações, basta ligar para o telefone 3382-6466.
*Texto sob a supervisão do editor Gabriel Barros.