Foi aprovado, na quarta-feira (18), na Câmara de Vereadores da Serra, um Projeto de Lei que proíbe o uso de fogos de artifício que façam barulho na cidade. A proposta segue o exemplo de outras cidades como Vitória e São Paulo. Quinze vereadores votaram a favor da proposta, um contra, um se absteve e outros quatro não votaram.
A matéria agora segue para o prefeito Audifax Barcelos (Rede) sancionar. O projeto é do vereador Miguel da Policlínica (sem partido) e foi protocolado no início deste ano.
O projeto dispões sobre a fabricação, a comercialização, o manuseio e a utilização, a queima e a soltura de fogos de artifício, assim como quaisquer artifícios de efeito sonoro ruidoso no município da Serra. Também prevê multa de R$ 2 mil, valor que pode ser dobrado na primeira reincidência e quadruplicado a partir da segunda reincidência.
A proposta não proíbe o uso de fogos na cidade, artefatos que não façam o barulho poderão ser usados. A justificativa do projeto fala que a ideia visa o bem-estar de idosos, doentes, bebês, crianças e animais que sofrem com os estouros e estampidos.