Geral

Lei torna obrigatória a presença de guias de turismo regionais em ônibus de excursão para Guarapari

Promulgada na última semana, a medida tem o objetivo de valorizar profissionais do setor, além de divulgar a história do município.

Foto: arquivo folha da cidade

Foi promulgada, em Guarapari, a lei nº. 4384/2019, que torna obrigatória a presença de guias de turismo regionais em ônibus de excursão que visitam o município. A medida, de autoria do vereador Thiago Paterlini (MDB) tem o objetivo de valorizar os profissionais locais, além promover a divulgação da história e cultura da cidade.

Os guias de turismo regionais precisarão estar inseridos no Cadastur, programa que registra profissionais e serviços do setor turístico em cidades de todo o Brasil. A ideia é que as empresas de excursão, que tenham Guarapari como destino, contratem os guias para apresentar os principais pontos da cidade, além de contar a história do município para os visitantes.

A lei também afirma que os guias terão obrigatoriedade de fazer cursos de atualização a cada dois anos para que possam atuar nos ônibus de excursão. De acordo com Paterlini, a medida vai permitir que a cidade seja apresentada com mais propriedade e de maneira mais técnica. “São profissionais que se formaram dentro dessa área, que detém o conhecimento de toda a potencialidade turística da nossa cidade e vão poder levar essa informação a todos aqueles que venham visitar nossa cidade”, destaca.

Foto: Folha da Cidade

O vereador ressalta que o objetivo também é gerar oportunidade de emprego e renda. “Esses profissionais precisam ser valorizados. Isso vai incentivar mais pessoas a fazerem cursos, a estudar turismo”.

De acordo com a lei, o nome e o número do cadastro do guia de turismo que está a serviço da excursão deverá ser fixado no para brisa dos veículos de excursão.

Para o parlamentar, agora são necessárias ações de fiscalização por parte do Poder Executivo, para assegurar que a lei seja cumprida e penalidades sejam aplicadas em caso de descumprimento. “Eles foram simpáticos ao projeto. Eu acredito que vão fazer com que a medida venha ser fiscalizada”.

Paterlini também defende a necessidade de divulgação da nova medida. “Os próprios profissionais que vendem o turismo precisam saber que Guarapari tem essa legislação”.