Um estudo que está sendo realizado pela Dra. Rebecca Powell da Divisão de Doenças Infecciosas da Icahn School of Medicine no Mount Sinai em Nova Iorque nos Estados Unidos, tem levantado o leite materno como um potencial aliado no tratamento contra o novo coronavírus.
A pesquisadora pediu para que mães doassem um pouco do seu leite materno para que ela iniciasse o estudo, no início de abril. Foram mais de 900 doações e o número de doadoras só aumenta.
Em entrevista para o portal da Forbes nos Estados Unidos, a Dra. Rebecca Powell explicou a hipótese levantada por ela, é que existem anticorpos no leite materno que podem combater o Covid-19 porque existe uma proporção de anticorpos no leite que vem do sangue.
A Dra. ainda revelou que espera que os leites maternos usados no estudo tenham uma alta quantidade de anticorpos com alta função protetiva: “Isto é importante para os bebês, obviamente, mas além disso, se o leite tiver um alto nível de anticorpos, esses anticorpos podem ser purificados e usados no tratamento de casos severos do Covid-19”, disse ela.
A pesquisadora ainda ressaltou que não é para as pessoas saírem por ai comprando leite materno online (algo que acontece nos Estados Unidos, mesmo sendo ilegal), pois segundo ela, qualquer fluído corporal pode carregar também outras doenças, e que no estudo feito por ela, o leite é purificado em laboratório, anticorpos específicos presentes no leite materno para usá-los de forma terapêutica
A Dra. Rebecca ainda relatou que se constatar que de fato há uma boa quantidade de anticorpos no leite materno que podem ser utilizados para o tratamento contra o Covid-19 irá tentar disponibilizar suas descobertas para uso nos hospitais o quanto antes.
*Com informações do Portal R7