As chuvas que atingem o Espírito Santo já causaram mudanças nas paisagens dos rios. O que antes era mato e assoreamento, foi transformado em cheias, como não se via há certo tempo.
O morador da cidade de Santa Leopoldina, região Serrana do Estado, Fernando Rocha, registrou em fotos a diferença na situação do Rio Santa Maria entre o último sábado (12) e a manhã desta segunda-feira (14).
O rio Santa Maria da Vitória é responsável pelo abastecimento de diversas regiões da Grande Vitória. De acordo com o boletim da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), divulgado na última quinta-feira (10), um dia antes, a vazão do rio estava em 3.196 litros por segundo, 604 abaixo do limite crítico.
Leia também: Nível do Rio Jucu sobe e peixes aparecem após chuva no Estado
Rio Cinco de Novembro
Outro local que registrou aumento no nível dos rios foi o distrito de Santo Antônio do Canaã, também no município de Santa Teresa. Com as chuvas registradas durante toda a madrugada desta segunda-feira (14), o Rio Cinco de Novembro também deixou a aparência da seca.
No entanto, a chuva também expôs problemas no local. Como o nível do rio subiu de forma rápida, o assoreamento e a água cheia de terra deixaram lenta a vazão do rio. Em alguns pontos a água chegou a ficar parada.
Com informações do blog Salvem o Rio 5 de novembro.