Geral

Leoa de luto surpreende e adota antílope indefeso como filhote

Fotógrafo que registrou a cena, ocorrida em um parque na Namíbia, esperava que o felino devorasse o pequeno animal, presa natural dos leões

Leoa de luto surpreende e adota antílope indefeso como filhote

No Parque Nacional Etosha, na Namíbia, uma cena inusitada foi a atração. Uma leoa de luto acolheu com as patas um pequeno antílope e o adotou como filhote. Foi a maneira que ela encontrou para compensar a perda recente de seus filhotes.

O fotógrafo Gordon Donovan, que registrou a cena, esperava que a leoa devorasse o animalzinho, que é presa natural destes felinos. E descreveu sua surpresa. “Mas não, ela veio e começou a lamber o antílope. Esse é o caminho misterioso da natureza, nunca sabemos o que vai acontecer a seguir”. 

Donovan ficou ainda mais surpreso quando observou que a leoa protegeu o antílope do ataque de outros dois leões famintos. “Então ela protegeu seu filhote adotivo contra os outros leões. Estes são os momentos que eu procuro quando vou para a África”.

A Namíbia, que teve uma colonização alemã de 1884 até o fim da Primeira Guerra Mundial em 1918, mantém uma sociedade relativamente pacífica, mas possui a pior distribuição de renda do mundo.

Para a implementação do parque, que tem uma planície salgada em seu interior (pan), houve desocupações forçadas de tribos, como os Hai. Mas eles chegaram a reconhecer que o chefe da região era do grupo Ovambo, evitando maiores conflitos. Uma maioria bantu habita o país. Além dela há grandes grupos khoisan (tais como nama e san), que descendem dos habitantes originais da África Austral. 

No local habitam centenas de espécies de mamíferos, répteis, herbívoros e aves, incluindo várias espécies ameaçadas, como o rinoceronte negro. Os chamados animais do grupo Big Five fazem parte do complexo. O Big Five é composto pelos cinco mamíferos mais fortes ou astutos: leão, elefante africano, búfalo-africano, leopardo e rinoceronte.

As informações são do R7