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Leonardo da Vinci é primeiro lugar geral no Estado e 17º no Brasil no Enem 2019

Pelo 9º ano, a escola conquista a primeira colocação geral no Estado no exame que avalia a qualidade das instituições de ensino médio do Brasil. No ranking nacional, a instituição capixaba ficou em 17º lugar geral.

Foto: Divulgação / Leonardo Da Vinci

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) divulgou no último dia 26 os microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, que apontou o Centro Educacional Leonardo Da Vinci como a escola mais bem colocada do Espírito Santo. No ranking nacional, a capixaba ficou em 17º lugar geral.

Além da maior média geral do Estado, de 723,74, o Da Vinci obteve as maiores médias nas quatro áreas de conhecimento do exame: Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas e Linguagens e Códigos. Na avaliação do diretor pedagógico Mário Broetto, o resultado é fruto de uma formação consistente, que não está focada em modismos ou no direcionamento à determinada área, mas em um projeto pedagógico amplo, inquieto e sem fronteiras.

“Focamos no desenvolvimento de habilidades e competências para tornar o nosso aluno um cidadão do mundo, capaz de entender o seu entorno e desvendar fenômenos sociais, artísticos, históricos, naturais e tecnológicos com olhar crítico e suporte científico. O mundo é plural e trabalhamos para que eles o enxerguem dessa forma, estando preparados para todas as oportunidades. Acreditamos que isso nos diferencia também no Enem por ser este um exame que avalia não apenas a terceira série do Ensino Médio, mas a história educacional desde o Ensino Fundamental”, comenta.

Mário explica que, no Da Vinci, o Ensino Médio é totalmente composto por turmas de horário integral, o que propicia ao estudante aprofundar os conhecimentos adquiridos nos segmentos anteriores, devido ao alcance da maturação cognitiva e capacidade de abstração. “Buscamos desenvolver nos alunos a capacidade de ‘aprender a aprender’, sendo um membro ativo dos processos cognitivos e de desenvolvimento das habilidades práticas de comparar, comentar, analisar, criticar, julgar, decidir e ponderar. Nesse contexto, o professor atua no sentido de incomodar, desaprumar, desarrumar, desequilibrar, instigar, atribuindo significação e função para o conhecimento”, explica.

Isso significa, de acordo com o diretor, que a proposta pedagógica do Da Vinci no Ensino Médio é formar repertório para o ingresso no ensino superior, e desenvolver competências para o mundo do trabalho, mas também para a cidadania, a humanização da ciência, a revitalização de valores universais e a consolidação de conceitos éticos, morais e cívicos.

COM A PALAVRA, ALUNOS E FAMILIARES

Tal projeto pedagógico, além do resultado obtido pelo Da Vinci no Enem 2019, são aprovados por alunos e seus familiares. A estudante Clara Batista Biasutti, que foi selecionada na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para o curso de Engenharia Civil com a nota alcançada no último Enem, considera que o seu Ensino Médio foi completo e essencial para a aprovação. “Nem precisei fazer cursinho fora. Os professores são excelentes, bem preparados e estão sempre à disposição para tirar quantas dúvidas tivermos. Temos acesso a todo material de estudo necessário, além do ensino ser integral, o que torna o estudo muito mais eficiente”, comenta.

Os pais Marusa Sarcinelli Chagas e Marcio Chagas do Nascimento, que tiveram o filho João Pedro Sarcinelli Chagas aprovado em Medicina na Ufes com a nota dele no Enem 2019, enfatizam o envolvimento de todos com a aprendizagem. “O resultado do Enem é consequência de um trabalho valoroso durante todo percurso estudantil. É incrível o envolvimento dos alunos, da família e de toda comunidade escolar em torno da aprendizagem. Foram muitas oportunidades. Que jornada sensacional a do meu filho e de todos os seus amigos! Um agradecimento especial aos professores”, opina Márcio.

CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI

https://www.davincivix.com.br/