Nesta quinta-feira (02), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), lançou o programa emergencial que irá apoiar pesquisas voltadas ao enfrentamento de epidemias e de pandemias, como a vivencia com o Novo Coronavírus.
De acordo com a Capes, serão disponibilizadas 2,6 mil bolsas para incentivar pesquisas nas áreas de saúde e das ciências exatas. O programa conta com investimento de R$ 200 milhões e será dividido em três etapas.
A primeira, que já foi iniciada, libera a concessão imediata de 900 bolsas de mestrado e doutorado de cursos da área da saúde com notas 5, 6 e 7, na avaliação técnica da Capes. As bolsas terão duração máxima de 36 meses, sendo renovadas a cada ano, com possibilidade de prorrogação por mais 12 meses.
Na segunda etapa serão ofertadas mais 900 bolsas. Esta etapa está prevista para ter inicio a partir da próxima semana. As bolsas inclui cerca de 30 projetos de pesquisa, cada um no valor de R$ 345 mil, direcionados para áreas de epidemiologia, infectologia, microbiologia, imunologia, bioengenharia e bioinformática. As pesquisas devem durar entre 12 e 36 meses, podendo ser renovadas por mais um ano.
A última etapa vai abranger mais 800 bolsas de exatas e saúde e devem ser apresentadas nos próximos meses. Segundo o presidente da Capes, Benedito Guimarães Aguiar Neto, a iniciativa tem como objetivo desenvolver estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças.
“Estamos intensificando nosso apoio aos programas de pós-graduação, principais responsáveis pela pesquisa científica e tecnológica no país, com um programa estratégico emergencial que poderá contribuir de forma imediata à mitigação dos problemas ocasionados pela atual pandemia e contribuir para prevenção e combate epidemias que assolam o país há anos”, explica.
O programa de combate às epidemias da Capes, faz parte dos esforços do governo federal para conter a disseminação do vírus pelo país. Por meio da iniciativa, será possível preparar grande parte da comunidade científica para buscar soluções em situações-limite.