Geral

Liberado! Terceira Ponte volta a funcionar nos dois sentidos após simulações no local

Segundo a Arsp, a data para colocar em prática o simulado foi escolhida estrategicamente para possibilitar a implantação

Foto: THAMIRIS GUIDONI

Foi liberado o acesso total da Terceira Ponte após a realização de um treinamento que ocorreu das 7h às 8h12 da manhã, deste domingo (9). O motivo da interdição foi a execução de um simulado para avaliar o gerenciamento operacional de crises após as atualizações do Plano de Contingência. Foram envolvidos nas ações, o Corpo de Bombeiros, BPTran e guardas municipais de Vitória e Vila Velha.

A simulação foi realizada por membros do grupo de trabalho formado pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp), Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Rodosol, Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBES), Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e Guardas Municipais de Vitória e Vila Velha para avaliar as ações individuais de cada instituição envolvida.

Segundo a Arsp, a data para colocar em prática o simulado foi escolhida estrategicamente para possibilitar a implantação, das ações planejadas e causar o mínimo de transtorno aos usuários da ponte, já que, aos domingos, pela manhã, o fluxo de veículos é reduzido.

Na ocasião, foram simuladas ações de identificação de situações de crise, como os casos de tentativa de suicídio. Nesses tipos de ações, o operador de tráfego da Rodosol identifica a ocorrência, por meio das imagens captadas pelas câmeras do Centro de Controle Operacional, e comunica aos órgãos para início do atendimento e resgate.