Geral

Linhares muda as orientações para velórios e enterros durante a pandemia

Durante velório, caixão deve ficar fechado para evitar contato com o corpo

Foto: Secom/PML
Cemitério em Linhares.

Por causa do novo coronavírus que avança em todo o Espírito Santo, a Prefeitura de Linhares, no Norte do estado, fez mudanças nos serviços funerários da cidade. Uma das recomendações é a de evitar idosos em velórios e enterros. A medida, segundo o município, é para evitar novos casos da doença.

Pelas novas recomendações, o caixão deve ficar fechado para evitar qualquer contato com o corpo. O número de pessoas na cerimônia também deve ser limitado. De cordo com a orientação, no máximo dez pessoas e todos devem respeitar a distância mínima de dois metros. Velórios devem acontecer em locais abertos e ventilados.

A prefeitura também recomenda que pessoas do grupo de risco, ou seja, as mais vulneráveis ao coronavírus como idosos com mais 60 anos, gestantes, lactantes, portadores de doenças crônicas e imunodeprimidos evitem as cerimônias. Pessoas com sintomas como febre e tosse, por exemplo, também devem se manter distantes de velórios e enterros.

As novas orientações da Prefeitura de Linhares para velórios, enterros e transporte de caixões tem como base o Manual de Manejo de Corpos do Ministério da Saúde. Segundo o município, se a morte for confirmada por Covid-19, os coveiros devem ser avisados cinco horas antes do enterro.

“Nossos coveiros passaram por treinamento rigoroso quanto ao manejo de corpos, durante a pandemia do novo coronavírus, promovido pela Vigilância em Saúde do Município. Os profissionais foram capacitados e seguirão a risca as determinações do Ministério da Saúde. Por isso, é importante que a população colabore com esse processo que é atípico, porém, necessário para que evitemos a propagação da doença”, afirma o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi.