Alçar altos voos sem sair do lugar, viver em diversos cenários diferentes, criar sem tirar os pés do chão. É isso, e muito mais que as crianças vivenciam quando têm ao seu alcance um livro infantil. O incentivo à leitura ainda na primeira infância é essencial para o desenvolvimento da concentração, do raciocínio e da compreensão infantil, além de colaborar para que as crianças construam o seu próprio gosto – e levem o hábito da leitura para outras fases da vida. O relatório Relatórios da Leitura no Brasil revela que 38% dos leitores leram o último livro (antes da pesquisa) porque gostam do hábito de ler – e isso diz muito sobre a criação deste costume tão importante para todos ainda nos primeiros seis anos de vida.
O contato com os livros promove nas crianças o estímulo às vivências sensoriais e cognitivas, além do desenvolvimento da criatividade e da concentração delas. Para isso, a Upuerê Educação Infantil, referência no ensino infantil no Espírito Santo desde 1993, incentiva que as crianças criem hábitos saudáveis desde os primeiros anos, principalmente o da leitura – tendo em vista que, quanto mais cedo for cultivada, mais cedo essa ação poderá refletir, de maneira positiva, em toda a fase adolescente e adulta de cada uma.
“A leitura é importante em todos os períodos da nossa vida e o incentivo a esta prática pode vir até mesmo antes do nascimento da criança, quando ela ainda está na barriga. A contação de histórias durante a gestação é essencial para que, ao nascer, o bebê reconheça a voz da mãe e, a partir daí, crie laços afetivos com a família. Já durante a primeira infância, que é o momento em que as crianças estão caminhando em direção à alfabetização, livros infantis com muitos desenhos, elementos e cores são considerados essenciais para o desenvolvimento do raciocínio, da criatividade, da imaginação e da concentração das crianças. Aqui na Upuerê, sempre incentivamos nossas crianças a lerem com os colegas e em espaço aberto em meio à natureza para que elas tenham a oportunidade de conhecer os elementos e os animais presentes nos livros ali, enquanto a história é contada”, comenta Priscila Garcia, coordenadora pedagógica da Upuerê Educação Infantil.
A literatura infantil pode influenciar a criação de relações afetivas?
Contribuir para o desenvolvimento infantil é apenas uma das razões pelas quais a literatura deve estar presente na vivência da primeira infância. Outro motivo, segundo Priscila, é o incentivo à criação de relações afetivas a partir do hábito da leitura. “Nos primeiros anos de vida, as crianças descobrem uma boa leitura, principalmente, em momentos em grupo, seja com amigos ou com os pais, em uma rotina de sono, por exemplo, já que elas ainda não sabem ler as palavras e apesar de reconhecerem desenhos e elementos ilustrados. Esses momentos de contação de histórias com outras pessoas, adultos ou crianças, são essenciais para a criação de relações afetivas entre os envolvidos, porque as crianças se identificam com as personagens, compreendem os laços afetivos contados no livro e, da maneira delas, associam com a vida real. Essa associação é fundamental para aproximar as famílias, criar amizades e, claro, novas memórias afetivas, que ficam enraizadas para sempre na vivência infantil”, explica Priscila.
Quais as melhorias proporcionadas pela literatura no desenvolvimento infantil?
Ampliar os conhecimentos infantis acerca do mundo, de quem são e de tantas experiências é uma das melhorias proporcionadas a partir de uma leitura na primeira infância. Priscila afirma que, além desta melhoria, ter a literatura tão presente na primeira infância estimula, ainda, o desenvolvimento emocional das crianças devido à identificação que sentem com personagens da leitura.
“Conhecer e enraizar o hábito da leitura ainda nos primeiros anos de vida é essencial para manter esta atividade na rotina para além da infância. E, ao longo dos anos iniciais, percebemos que a literatura proporciona a melhora do vocabulário infantil e da visão de mundo que elas passam a ter – porque conhecem outras cidades, realidades e percebem que têm muito mais para descobrir. A literatura na primeira infância também contribui para instigar o pensamento crítico e promover uma visão mais empática acerca de si, do próximo e da sociedade de maneira geral”, argumenta a coordenadora pedagógica.
Como incentivar a leitura na primeira infância?
A profissional reforça que, quanto mais cedo as crianças tiverem acesso a livros, melhor – para o seu desenvolvimento e para a criação do hábito de leitura. “Isso significa que a leitura pode ser em voz alta durante a gestação, para que o bebê ouça a voz da mãe e, assim, se estabeleça a conexão entre eles. Já a partir do nascimento, é sempre divertido fazer vozes diferentes para personagens, incrementar o momento da leitura com mímicas e fantoches, e é importante mostrar para as crianças os elementos ilustrados, como uma maneira de apresentá-los e promover a associação entre os sons e as personagens. Por exemplo, se é um livro em que temos muitos animais, lembre-se de fazer os sons deles, como o leão, a galinha e o cachorro”, exemplifica Priscila, que também sugere que o contato das crianças com os livros pode acontecer em novos ambientes, como a biblioteca e as livrarias, além dos momentos na escola ou em casa.
A literatura na Upuerê Educação Infantil
Na Upuerê, incentivar a criação do hábito da leitura e a presença da literatura na rotina infantil é uma missão que adotamos com muito orgulho – no presente e no futuro de nossas crianças. Aqui, valorizamos a rotina familiar, as necessidades de cada criança e o crescimento saudável delas com práticas que colaboram com a formação de indivíduos que saibam criar e se relacionar, e não apenas repetir.
Para contribuir com o desenvolvimento das potencialidades físicas e psíquicas das crianças, priorizamos uma alimentação rica em itens orgânicos e saudáveis, que podem ser plantados e colhidos em nossa própria horta. Além disso, priorizamos, também, o contato com a natureza em nosso plano pedagógico como fator fundamental para o aprendizado, para compartilhar crescimento e para formar vínculos sociais, afetivos e éticos a partir da convivência entre as crianças.
Nossa estrutura conta, ainda, com uma área ampla e aberta de 3.000 m², além de sala de sono (com educadores que ficam à disposição das crianças), segurança, pátio arborizado com árvores frutíferas, educadores qualificados e especializados em cuidado infantil, piscina aquecida, quadra coberta, salas de aula amplas e climatizadas, salas digitais (a partir do Grupo 3 ao Grupo 5), ateliê para artes, banheiros adaptados às necessidades das crianças, cozinhas, refeitórios, solários, biblioteca e amplo auditório.
Agende uma visita e conheça mais sobre a escola inovadora e criativa, que é referência no ensino infantil capixaba e que integra a natureza em sua metodologia de ensino: https://www.upuere.com.br.