Na reta final dos estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Folha Vitória em parceria com a Gama Ensino e a Anole, está transmitindo uma série de lives com dicas para os candidatos.
Nesta quinta-feira (28), a professora de redação e português da Gama Ensino, Jocileia Kutz (Jô), vai dar dicas de como redigir um bom texto, utilizando como exemplo uma redação nota mil escrita por um candidato em um exame anterior. A live acontece às 19h30, no Folha Vitória e também no Facebook.
“A ideia é mostrar aos alunos o que é avaliado em uma redação e as competências necessárias para escrever um bom texto. Para isso, separei uma redação nota mil para exemplificar como aplicar corretamente as técnicas textuais”, explicou.
Com uma live simultânea no Facebook, Jô vai destacar a importância de estudar a correção do texto e praticar a escrita até o dia da prova.
“Muitos alunos recebem a correção e a ignoram, por isso repetem os mesmos erros. Para que isso não ocorra, é importante sempre ler o feedback do corretor e praticar a escrita até o dia do exame.”
A professora ainda opinou a respeito do tema da redação deste ano. Segundo ela, provavelmente as mudanças na educação serão abordadas, devido ao impacto da pandemia na área e às transformações trazidas pela tecnologia.
Lives e dicas sobre o Enem no Folha Vitória
Todas as quartas e quintas-feiras, às 19h30, os candidatos terão dicas por área (Linguagens, Humanas, Matemática e Natureza) dos assuntos que são as apostas para o Enem.
Além disso, o candidato terá orientações do que fazer tanto na véspera quanto no dia das provas.
A primeira live foi ao ar nesta quarta-feira (27) e contou com o professor Paulo Vitor, que passou estratégias para os candidatos se darem bem nas provas.
Por meio de uma parceria entre o jornal online Folha Vitória, a Gama Ensino e a Anole, listas de exercícios também serão disponibilizadas gratuitamente para os candidatos.
Saiba como será a prova do Enem 2021
Ao todo, 76.814 capixabas se inscreveram e estão aptos a realizar o Enem em 2021. As provas, tanto na versão impressa como na digital, estão marcadas para os dias 21 e 28 de novembro.
Para os estudantes que se beneficiaram da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garante a isenção do pagamento de taxa, as provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de janeiro. Nessas datas os candidatos privados de liberdade também farão o exame.
As provas terão 180 questões de múltipla escolha aplicadas em dois domingos consecutivos. As perguntas objetivas são divididas em quatro áreas de conhecimento: ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
No primeiro dia, o candidato tem 5h30 para responder a 45 questões de ciências humanas, 45 de linguagens e escrever uma redação. No segundo dia de prova, precisa responder a 45 perguntas de matemática e mais 45 de ciências da natureza em 5h. No total, uma maratona com 10h30 de duração.