A prefeitura de Vila Velha iniciou a instalação de contentores para lixeiras subterrâneas no município. No total, as lixeiras serão instaladas em 10 pontos, nos pelos bairros Glória, Praia da Costa, Prainha, Centro e Gaivotas. As primeiras caixas foram
Cada ponto receberá dois contentores: um para lixo úmido e outra para lixo reciclável. Cada caixa contentora tem capacidade de armazenar 3 mil litros de resíduos. O subsecretário Municipal de Serviços Urbanos, Renzo Mendes, explicou que as lixeiras serão identificadas. Segundo o subsecretário, a instalação das lixeiras favorece a reciclagem do lixo no município.
“A população ganha muito com essas lixeiras, porque o lixo vai deixar de ficar exposto. Dessa forma, os catadores e os animais não vão conseguir rasgar as sacolas. Em épocas de chuva, esse lixo não vai para os bueiros, o que favorece o escoamento das águas. Com o tempo, a medida vai gerar economicidade para o município, porque o lixo reciclado vai para a associação de catadores, não precisando mais ir para o aterro sanitário”.
Renzo explicou ainda que, em caso de chuvas e consequentes alagamentos, não há risco de a água da chuva entrar em contato com os contentores. “Essas caixas são próprias para não receber água no interior dela. Ou seja, o lixo vai ficar seguro lá dentro e os contentores, no momento da retirada, irão para o caminhão sem exposição de água”.
Segundo a prefeitura, os locais de implantação foram selecionados de acordo com critérios técnicos, como: volume de resíduo coletado na região, acessibilidade da população e espaço para manobras dos veículos.