Muitos não sabem, mas o lixo doméstico descartado sem a devida separação e cuidado pode trazer consequências drásticas para os coletores do caminhão de limpeza pública. Os materiais perfuro cortantes encontrados no lixo, além de causar ferimentos graves e até pequenas mutilações, podem ser também porta de entrada para a contaminação de doenças como HIV e hepatites B e C.
“O número de acidentes com esse tipo de material é bastante expressivo, por isso é preciso alertar a população sobre a importância de se descartar corretamente vidros quebrados, lâminas de barbear, latas, lâmpadas, palitos de dentes e de churrascos, agulhas, enfim, todo e qualquer tipo de material que possa causar acidentes aos coletores”, afirma Guilherme Bastazini Guerra, Gerente de Contrato da Marca Ambiental.
Guilherme Guerra, fala ainda que segundo a Organização Mundial de Saúde, o HIV só sobrevive 24h fora do corpo, mas o vírus da hepatite pode durar até alguns dias, o que deixa os profissionais que recolhem o lixo ainda mais expostos ao risco de contaminação.
“Por isso, o ideal é embalar em papéis ou em caixas de papelão os objetos que serão descartados. Já palitos de dentes ou de churrasco, a sugestão é colocá-los em uma garrafa plástica e descartar em local adequado. A tampa serrilhada da lata de conserva também pode machucar e a recomendação é dobrá-la para dentro, pois assim a serrilha estará protegida pela própria lata. E as agulhas, muito utilizadas pelos diabéticos, devem ser acondicionadas, por exemplo, em latas de alumínio de tampas devidamente lacradas”, orienta.