O Mercado da Capixaba, localizado no Centro de Vitória, deve ter as portas dos módulos comerciais abertas na segunda quinzena de janeiro de 2025. As informações foram repassadas nesta terça-feira (10) pela Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV).
Em 16 dos 18 módulos que estão presentes no espaço, inaugurado em julho de 2024, serão ofertados serviços como: áreas de artesanatos, restaurantes, sorveterias e bistrôs. Os outros dois módulos serão utilizados para fins administrativos.
Leia também:
Inmet emite alertas de chuvas intensas para 52 cidades no ES; confira a lista
Faixa exclusiva para ônibus vai ligar 3ª Ponte a terminal em Cariacica
Fenômeno raro: alinhamento total dos planetas em fevereiro
Segundo o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória, Marcus Gregório, após a inauguração era esperado que cerca de 50% das lojas estivessem abertas.
Entretanto, foi registrado um “atraso” e a abertura não foi concretizada por questões comerciais e operacionais.
“Durante esse período, os interessados estão verificando necessidades de pequenos ajustes nos espaços, como questões elétricas. Ao serem resolvidos garantiremos o funcionamento”, destaca Gregório.
O diretor-presidente também afirmou que a Companhia de Desenvolvimento realiza um acompanhamento com a concessionária responsável pela gestão do espaço, a Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP).
“A companhia tem realizado um acompanhamento de perto com a concessionária. Queremos viabilizar o perfeito funcionamento do Mercado da Capixaba”, narra.
Além disso, também é destacado que o espaço já tem recebido atrações culturais voltadas para o público.
Mercado foi reinaugurado em julho
O Mercado da Capixaba, inaugurado inicialmente no ano de 1926, foi reinaugurado no dia 04 de julho de 2024, marcando um novo capítulo na história do Centro de Vitória. O espaço sofreu um incêndio em 2002 e foi se deteriorando até ficar inativo.
Com a reinauguração, o mercado quase centenário possui diversos detalhes novos, mas preservando a estrutura original. Parte dos pisos e paredes originais foi preservada e está à mostra pelo espaço.
Na época da reinauguração, foi destacado pela Prefeitura de Vitória que o investimento realizado somente no Mercado da Capixaba foi de mais de R$ 9 milhões, com o intuito de ser um espaço para a movimentação do comércio.