As cidades de Vitória, Vila Velha e Serra saíram da classificação do risco alto e foram para o risco moderado, de acordo com o Mapa de Gestão de Risco do Governo do Espírito Santo. Com isso, há mudanças para o funcionamento de diversos serviços nestas cidades, inclusive no comércio.
Nos shoppings, por exemplo, a partir desta segunda-feira (20), as lojas passam a funcionar em novo horário e com tempo maior de abertura. Antes, as lojas maiores, chamadas âncoras, podiam abrir das 12h às 18h e as menores, satélites, das 14h às 20h. A partir de agora, todas as lojas podem funcionar durante o período de abertura dos shoppings, atendendo ao público a partir do meio dia até as 20 horas.
Para o coordenador da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) no Espírito Santo, Raphael Brotto, a nova regra pode aumentar o fluxo de clientes nos centros comerciais. “Percebemos, nesses mais de 45 dias de abertura, que os shoppings estavam registrando horários que ficavam muito vazios. Quando havia só um tipo de loja, havia uma grande perda no fluxo. Agora, com a abertura de todas as lojas juntas, vai ter mais fluxo de clientes”, destacou.
Brotto ainda destacou que não houve qualquer modificação no risco, atribuído à abertura dos shoppings. “Percebemos que, ao longo desses mais de 45 dias, não houve qualquer pico ou indicador que tenha contribuído para a restrição da abertura. Não foi a abertura do comércio, tampouco dos shoppings, que influenciou para a contaminação na Grande Vitória.
O coordenador da Abrasce no Espírito Santo destacou ainda que, acompanhando a evolução e a fase de estabilização da doença, novas fases para flexibilizar ainda mais a abertura podem ocorrer. “É um passo de cada vez. Conseguimos comprovar que os shoppings são ambientes seguros. Todos eles passaram por intensas fiscalizações do Corpo de Bombeiros. Essa fase foi importante para comprovar isso. Aos poucos, vamos tentar novas flexibilizações. As vendas ainda estão muito baixas. Os dias de maior movimento, que são nos sábados e domingos, ainda não temos a abertura. O próximo passo é tentar uma flexibilização maior neste sentido”, afirmou Raphael Brotto.
Comércio de rua
Com a nova configuração do Mapa de Risco, o comércio dos municípios de quase toda Grande Vitória está liberado para funcionar de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, sem a necessidade de revezamento ou rodízio. Vitória, Serra, Viana, Vila Velha, Fundão e Guarapari estão nesta lista. Apenas Cariacica segue em risco alto, na região metropolitana.
Nas cidades com risco moderado, os restaurantes e lanchonetes poderão funcionar entre 10h e 18h e também aos sábados, até às 16 horas. Aos domingos estes estabelecimentos ficam fechados, podendo funcionar com serviços de entrega.
Academias
Academias de ginástica nos municípios de risco moderado não estão mais limitados ao atendimento de até cinco alunos, de forma simultânea, mediante agendamento. A regra permanece em vigor nas cidades classificadas como risco alto. No entanto, todos os municípios devem continuar a seguir o protocolo de distanciamento mínimo entre os usuários, além da obrigação de utilização de máscaras e álcool em gel.
Mapa de Risco
Risco Alto:
Alto Rio Novo Aracruz, Bom Jesus do Norte, Cariacica, Colatina Ibiraçu, Linhares, Mimoso do Sul, Nova Venécia, Presidente Kennedy, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Sooretama e Vila Valério.
Risco Moderado:
Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Anchieta, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Conceição da Barra, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Montanha, Mucurici, Muqui, Pancas, Pinheiros, Piúma, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Vitória.
Risco baixo:
Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivacqua, Brejetuba, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Governador Lindenberg, Ibatiba, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Laranja da Terra, Muniz Freire, Pedro Canário, Ponto Belo, Santa Maria de Jetibá, Venda Nova do Imigrante e Vila Pavão.