Geral

Longevidade: aos 106 anos, idosa mais velha de Presidente Kennedy gosta de comer torresmo

Lúcida e vaidosa, Andreza Leopoldina não dispensa brincos, anéis e pulseiras. Ela mudou alguns hábitos ao longo dos anos como diminuir o sal de sua alimentação e parar de fumar

Vaidosa, Andreza Leopoldino, de 106 anos não dispensa tintura de cabelo, anéis, pulseiras e brincos Foto: ​Divulgação

Com 106 anos, completados no dia 5 de maio, Andreza Leopoldina, de Presidente Kennedy, é lúdica, se alimenta muito bem e é vaidosa. Mãe de nove filhos, ela mora atualmente com uma das filha. “Hoje é ela que cuida de mim, faz tudo”, comenta, referindo-se a filha Mariana.

Dona Andreza foi abandonada pelo marido com os filhos pequenos e precisou fazer de tudo para criá-los. “Eu capinava, apanhava café, abria valas e fazia outros serviços, em busca da sobrevivência. Mas, agora está na hora de descansar”, conta sorrindo.

Vaidosa, ela gosta de usar brincos, anéis e pulseiras, e também de pintar os cabelos, que já são completamente brancos. “Ela só parou com a maquiagem, porque sempre foi muito vaidosa. Das outras ela coisas não abre mão”, explica a filha.

Em sua última consulta, o médico recomendou que Andreza coma o que desejar. “De vez em quando pede um torresminho e carne de porco, e fazemos para ela. São comidas que ela sempre gostou e não abre mão”, continua a filha.

A única restrição é o cigarro. “Há alguns anos consegui tirar o cigarro dela, o que melhorou a saúde geral. O resto é só benção. Cuidar dela e pedir a Deus que conceda ainda muitos anos de vida”, completa Mariana.