Geral

Lua avermelhada chama a atenção de capixabas na noite deste sábado

Sites especializados afirmam que a coloração avermelhada da Lua pode ser consequência da fumaça das queimadas que estão ocorrendo no Pantanal

Foto: Thaiz Blunck

Quem observou o céu na noite deste sábado (03), observou que a lua apareceu com um visual diferente do habitual. A cor, um misto de vermelho e laranja, chamou a atenção dos capixabas.

Não há previsão de nenhum fenômeno adverso na lua, como as já conhecidas Luas de Sangue ou eclipses. No entanto, a condição da luz do satélite natural da Terra foi registrado durante a semana em outros estados, especialmente do Centro Oeste do Brasil.

De acordo com o portal Tempo, a coloração avermelhada da Lua pode ser consequência da fumaça das queimadas que estão ocorrendo no Pantanal, Amazônia, Paraguai, Bolívia e norte da Argentina. Isso porque os aerossóis gerados pelas queimadas são injetados na troposfera, por volta de 2 a 8 km de altitude, e são transportados pelos ventos até chegar em diversas localidades do Brasil e em outros países da América do Sul. O efeito é causado pelo contato entre a luz do Sol (refletida pela Lua) e as partículas de fuligem suspensas na atmosfera.

“A Luz viaja do sol até a lua, onde é refletida em direção a atmosfera da Terra. A Luz parece branca, mas na verdade é composta por muitas cores diferentes e cada uma delas possui um diferente comprimento de onda (a luz pode ser tratada como uma onda eletromagnética). Ao interagir com a atmosfera, a luz sofre espalhamento e as cores começam a se destacar. Esse processo depende da profundidade de ar atmosférico que a luz vai atravessar. Uma atmosfera mais densa, com poluição, partículas de queimadas e de erupções vulcânicas, permite que o tom avermelhado fique mais intenso”, explica o site.