Entre os dias 15 e 16, tem fenômeno astronômico embelezando o céu: um eclipse lunar total, que será completamente visível em todas as fases. De acordo com o Instituto Climatempo, o fenômeno poderá ser visto em toda América Latina, inclusive no Espírito Santo.
Segundo o Gaturamo – Observatório Astronômico da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o Estado capixaba está na região de condições astronômicas ideais para a visibilidade completa do evento — mas são as condições meteorológicas que vão, de fato, definir quem no país poderá apreciar o evento dependerá de cada região.
leia mais: Maior da década: eclipse lunar total poderá ser visto no ES. Veja a data e horário!
O eclipse lunar é um fenômeno astronômico que acontece quando a Terra fica posicionada entre o Sol e a Lua, projetando a sua sombra parcial ou integralmente sobre o seu satélite natural.
A frequência com que o eclipse lunar se dá varia de ano a ano, mas normalmente ocorre pelo menos duas vezes por ano, que é quando esses corpos celestes se encontram alinhados. A duração de um eclipse pode ser de alguns minutos até 3 ou 4 horas.
Qual o melhor horário para visualizar?
O Climatempo explica que, para apreciar o eclipse lunar total, você precisará ficar acordado entre o fim da noite do domingo (15) e o começo da madrugada de segunda-feira (16). No Brasil, o evento terá início em 15 de maio, às 23 horas e 27 minutos e se estende até às 3 horas e 50 minutos do dia 16 de maio de 2022.
De acordo com o professor Marcos Calil, o começo do eclipse é momento especial.
“Este é um momento em que Lua estará passando da penumbra para a umbra da Terra. É nesse momento que a Lua começa a ficar com o aspecto “cortada” e poderá ser facilmente observada em qualquer lugar do Brasil. Mesmo nas cidades com alto índice de poluição luminosa. É nesse momento que as pessoas começam a prestar mais atenção no fenômeno.”
O momento máximo do eclipse lunar total vai ocorrer no começo no dia 16 de maio, à 01 hora e 11 minutos, no começo da madrugada da segunda-feira. É neste momento que a Lua estará completamente imersa no cone de sombra da Terra, muito próxima do centro do cone de sombra terrestre.
O professor Calil observa que no ponto máximo do eclipse teremos uma Lua com um tom avermelhado escuro. Ao contrário do que muitos pensam, a Lua não desaparece do céu, porém seu aspecto avermelhado, até puxado para o marrom escuro, dificulta e muito a captação de fotos e a percepção de alguns detalhes selenográficos. A selenografia é uma subdivisão da Astronomia que estuda a superfície da Lua.
O problema das nuvens…
O Climatempo reitera que a análise inicial, ainda sem grande detalhamento, indica o rápido deslocamento de uma frente fria do Sul para o Sudeste do Brasil, justamente entre os dias 15 e 16 de maio de 2022.
A área de nuvens e de chuva desta frente fria poderia atrapalhar bastante a visualização do eclipse lunar total partes dos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio De Janeiro e Espírito Santo.
Lua de Sangue
O instituto explica que a expressão “Lua de Sangue” faz uma referência a tonalidade avermelhada que a lua fica nesta categoria de eclipse. Foram os pastores John Hagee e Mark Biltz responsáveis por nomear a expressão que foi amplamente difundida na mídia. Eles atribuíram um significado espiritual aos eclipses totais da Lua na tétrada lunar que ocorreu em 2014 – 2015.
Influencias da Lua sobre a Terra
De acordo com o GOA, da Ufes, existem diversas influências que a Lua exerce sobre a Terra. “Algumas são crenças exotéricas, místicas, sem comprovação. Mas de todas, sem dúvida a principal é o vai-e-vem das marés”, explicou.
“Só para se ter uma ideia dessa força, que cria os manguezais em todo o Globo, a Lua, exerce 2 vezes mais forças sobre a superfície da Terra do que o Sol, milhares de vezes maior do que a Lua, e tem o mesmo diâmetro aparente no céu”, afirmou Márcio Malacarne, coordenador do GOA
Malacarne conta que outra influência da Lua é com respeito a sua cor. A cor avermelhada que a Lua toma durante o eclipse mexe com nosso cérebro e de muitos animais, pois essa é uma das cores que mais chama a atenção do cérebro, tanto que placas de atenção usam essa cor.
“E essa variação de cores também é capaz de nos deixar mais enamorados. Essa é uma teoria minha (risos)”, brincou
Malacarne conta que este é um dos maiores eclipses lunares da década, visível totalmente do Brasil e do Espírito Santo e ainda com a Lua próxima do perigeu, ponto mais próximo da Terra de sua órbita. Isso faz com que a Lua apareça 30% mais iluminada e 14% maior.
“Alguns chamam este fenômeno de Super Lua. Com a Lua Eclipsada, a Lua fica avermelhada devido à refração e dispersão dos raios pela atmosfera terrestre que atingem a Lua. Outros chamam esse avermelhamento de Lua de Sangue, mas não passa de um Eclipse Lunar Total, onde a posição da Lua entra nesse cone”, acrescenta
Outro eclipse como este somente em 2029
Segundo o Gaturamo, no dia 2 de novembro deste ano teremos outro Eclipse Lunar Total, mas não será completamente visível como este do Brasil. Somente no Oeste do Brasil será visível em parte, antes da Lua se pôr.
Nem no Espírito Santo, nem no litoral do Nordeste não será visível o eclipse de novembro. O próximo tão longo como este no Espírito Santo, e no Brasil, somente em 26 de junho de 2029.
O fenômeno durará 5h19min desde a penumbra. E a parte de sombra 3h27min (a visível).
Atendimento no Observatório Astronômico da Ufes
O GOA vai abrir ao público, das 20h do domingo (dia 15) até ao menos até 00h30 do dia 16, quando a Lua estará no máximo eclipsada, caso haja procura.