
O Grupo Coutinho é o controlador das marcas de varejo Extrabom, Extraplus e Atacado Vem. Em 2023, a empresa manteve seu processo de expansão com a aquisição de duas novas unidades em Vila Velha que pertenciam ao Super Faé. Nesse mesmo ano, anunciou o rebranding da marca Extraplus e a inauguração de uma nova unidade na Praia do Canto, em janeiro de 2024.
Luiz Coelho Coutinho é diretor-presidente do Grupo Coutinho e foi eleito líder empresarial nas categorias Maiores Empresas e Comércio Varejista. Conheça melhor a liderança na entrevista a seguir.
O que ser líder representa para você, pensando em sua própria atuação, em seus liderados e no mercado?
Ser líder é um compromisso que envolve inspirar e orientar os outros, promovendo um ambiente de trabalho colaborativo e motivador. Trabalho para ser um exemplo de integridade, tomar decisões com empatia e cultivar um crescimento conjunto, além de ser um vetor de propagação dos nossos valores. O líder tem um papel de destaque na promoção da inovação, na construção de equipes resilientes para enfrentar desafios, contribuindo para o sucesso sustentável da organização.
Neste ano, você foi considerado líder por meio de uma pesquisa realizada entre outros empresários. A que atribui a sua vitória entre esse público? Qual é a importância de ser reconhecido líder por eles?
É uma honra ter meu trabalho reconhecido por líderes cujas visões compartilho e admiro. Esse reconhecimento é um indicativo significativo de que minha atuação está alinhada com as expectativas do mercado e de que as práticas adotadas estão gerando impacto positivo. O respaldo dessas grandes lideranças não apenas valida o esforço dedicado, mas também reforça a importância de manter uma abordagem consistente e eficaz.
A que movimentos o gestor precisa estar atento dentro e fora da empresas para ser reconhecido como um verdadeiro líder?
Internamente, é crucial demonstrar habilidades de liderança, fomentando e disseminando a cultura baseado nos valores que nos conduziram durante a jornada empresarial. Além disso, a capacidade de adaptação às mudanças. Externamente, o líder precisa estar sintonizado com as tendências de mercado, antecipar mudanças no setor e posicionar a empresa de maneira estratégica.
Quais são os pilares de uma liderança de sucesso?
Os pilares essenciais para uma liderança de sucesso residem na aplicação consistente dos valores e na valorização das pessoas, reconhecendo e potencializando os talentos. É preciso atuar com humildade e respeito, que são a base para relações sólidas, incentivando a escuta ativa e a valorização das contribuições individuais. Ter sempre atitude de dono, impulsionando a responsabilidade e a busca pela excelência em cada tarefa, e, lógico, colocar sempre o cliente em primeiro lugar, assegurando a satisfação dele como prioridade máxima.
Quais são as competências e habilidades que você mais valoriza e esforça-se para incentivar no seu time?
Eu valorizo profundamente a atitude de dono em minha equipe, incentivando a proatividade, responsabilidade e comprometimento com os objetivos organizacionais. Busco cultivar nas pessoas a mentalidade de que cada projeto e desafio são de responsabilidade coletiva, encorajando-as a assumir a propriedade de suas tarefas e contribuir para o sucesso global
O tema de Líder Empresarial deste ano é “O reflexo das maiores lideranças do estado”. Pensando na metáfora do espelho, a liderança que você exerce em seu segmento é reflexo do quê ou de quem? E quando as pessoas olham para você, o que deseja que elas enxerguem?
A liderança que exerço é um reflexo direto dos valores e influências transmitidos por meus pais, Ruth e Mário. Herdei a humildade da minha mãe e a determinação incansável do meu pai, fundamentos que norteiam minhas decisões e ações diárias. Quando as pessoas olham para mim, desejo que enxerguem uma fonte de inspiração para evoluírem a cada dia. Almejo ser um exemplo de comprometimento, inovação e integridade, estimulando aqueles ao meu redor a buscarem constantemente o melhor em si mesmos.