Geral

Luiz Rigoni: “paixão pelo que fazemos é fundamental”

À frente da Móveis Rimo está o diretor-presidente Luiz Rigoni, eleito líder empresarial na categoria Indústria Moveleira. Confira mais sobre ele na entrevista a seguir.

Luiz Rigoni: “paixão pelo que fazemos é fundamental”

Desde 1989, a Móveis Rimo trabalha para garantir conforto aos seus clientes. Ao longo destes anos, a empresa procurou sempre desenvolver sua linha de produtos com base no design, visando conforto, durabilidade e praticidade. E por meio da certificação ISO 9001, a Rimo assegura a alta qualidade de seus produtos e o respeito total ao meio ambiente.

Atualmente, a indústria está instalada numa estrutura de 20 mil metros quadrados de área construída, em um espaço total de mais de 47 mil metros quadrados, em Linhares, onde empregamos mais de 300 colaboradores.

O parque fabril é composto por máquinas alemãs e italianas de última geração. Com mais de 300 mil produtos fabricados por ano, a Rimo é considerada uma das maiores empresas de móveis do Brasil.

À frente da Móveis Rimo está o diretor-presidente Luiz Rigoni, eleito líder empresarial na categoria Indústria Moveleira. Confira mais sobre ele na entrevista a seguir.

 

O que ser líder representa para você, pensando em sua própria atuação, em seus liderados e no mercado?

Liderança é sinônimo de exemplo, e é nessa premissa que costumo me pautar. Acredito que o melhor caminho para conduzir pessoas é pela inspiração e caráter. Isso quer dizer que a nossa história e o que fazemos no dia a dia, até mesmo nos processos mais simples, são capazes de motivar (ou não) nossos colaboradores e parceiros. Se eu prego que minha empresa preza pela sustentabilidade, as boas práticas precisam partir, justamente, da liderança.

Neste ano, você foi considerado líder por meio de uma pesquisa realizada entre outros empresários. A que atribui a sua vitória entre esse público? Qual é a importância de ser reconhecido líder por eles?  

Me sinto muito honrado com esse reconhecimento. Acredito que isso vem muito da minha trajetória e atuação no mercado. O tempo e a experiência geram muito aprendizado e, de certa forma, tento passar esse legado adiante. Ao longo destes anos, participei de discussões movidas em entidades empresariais, sindicatos e associações, em níveis estadual e nacional, espaços em que pude compartilhar muito do que aprendi. Isso vai ao encontro da resposta da pergunta anterior: um bom líder não chefia, ele inspira, ensina.

A que movimentos o gestor precisa estar atento dentro e fora das empresas para ser reconhecido como um verdadeiro líder? 

Falo, sem exagero, que o líder deve estar atento a tudo, desde questões do mercado até novas tecnologias e comportamentos. Tudo isso vai influenciar desde as decisões do que lançar e vender até o modo de gerir pessoas. Não se trata de uma tarefa fácil, portanto, é necessário contar com uma boa equipe ao seu lado.

Quais são os pilares de uma liderança de sucesso? 

Vivência no mercado de atuação, diálogo e conhecimento (sobre tudo e todos). Em resumo, disposição para aprender todos os dias e, assim, inspirar pessoas.

Quais são as competências e habilidades que você mais valoriza e esforça-se para incentivar no seu time? 

Paixão e vontade de crescer. Eu atuo no setor moveleiro desde muito jovem, são anos de história e precisamos de pessoas que confiem nessa jornada para seguirem conosco. Por isso, paixão pelo que fazemos é fundamental, bem como o desejo de seguir adiante. Todos os dias, precisamos pensar no que podemos realizar para melhorar ainda mais.

O tema de Líder Empresarial deste ano é “O reflexo das maiores lideranças do estado”. Pensando na metáfora do espelho, a liderança que você exerce em seu segmento é reflexo do quê ou de quem? E quando as pessoas olham para você, o que deseja que elas enxerguem? 

Desejo que elas enxerguem que trabalho e vontade de crescer podem, sim, transformar destinos e futuros e saibam que desafios serão colocados a nossa frente todos os dias. Portanto é preciso estar preparado para enfrentá-los. E como? Tendo uma boa rede de apoio e buscando conhecimento em cada oportunidade – até mesmo em uma conversa com um parceiro ou colaborador. Boas escolhas transformam destinos, não apenas negócios. Temos uma grande responsabilidade, enquanto líderes, mas esse peso pode se tornar leve, com diálogo e trabalho em rede.