O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a atacar o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Durante a recepção na base aérea de Guarulhos dos brasileiros resgatados do Líbano, Lula reclamou dos ataques de Israel contra Palestina e Líbano.
VEJA TAMBÉM:
> Primeiro voo com brasileiros resgatados no Líbano pousa em São Paulo
> Líbano: 375 mil pessoas deixam o país em duas semanas
> Israel intensifica ofensiva em Gaza e no Líbano; Macron pede cessar-fogo
Lula criticou também o ataque do grupo Hamas, que comanda a Palestina, a Israel. O ato gerou uma onda de contra-ataque israelense e uma série de conflitos na região.
“Vocês sabem que nós temos uma posição muito dura contra o ato do Hamas em Tel Aviv, mas nós temos uma posição muito dura contra o comportamento do governo de Israel matando inocentes, matando mulheres, matando crianças sem nenhum respeito pela vida humana”, declarou Lula, acrescentando que esta foi a forma encontrada por Netanyahu para se manter no poder.
Lula também disse que o Brasil não deseja guerra. Após pontuar que por volta de 8 ou 9 milhões de árabes e descendentes vivem no Brasil, Lula concluiu o breve discurso prometendo resgatar os cidadãos que desejam fugir do Líbano.
“Enquanto tiver um companheiro, seja brasileiro ou parente de brasileiro lá no Líbano, e quiser vir ao Brasil, a gente vai buscar porque nós não deixamos ninguém para trás”, afirmou o Presidente.