Uma dona de casa de 27 anos entregou o filho, de apenas quatro anos, em uma escola pública de Cachoeiro, alegando não querer ficar com a criança. Ela vinha sendo assistida pelo projeto Ronda de Apoio à Família (Rafa), da Guarda Civil Municipal (GCM), que tem como objetivo aproximar as medidas de proteção às pessoas atingidas por esse tipo de problema, em bairros e distritos.
Segundo informações do boletim de ocorrências da Guarda Municipal, a mulher deixou o menino na EMEB Virgínia Ataíde Coelho, no bairro Alto Amarelo. Ela estava cadastrada no projeto por ter sido vítima de violência doméstica, praticada pelo companheiro, que está preso pelo crime. Ele foi enquadrado na Lei Maria da Penha, mas foi transferido para uma penitenciária em Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro, onde responde por tráfico de drogas.
A gestora da escola acionou a equipe da Rafa, depois que a dona de casa disse que não queria mais ficar com a criança, por não ter nenhum sentimento por ela. Durante uma conversa com a dona de casa, foram oferecidas várias formas para ela continuar com o filho, como: escola integral, emprego, apoio psicológico, cesta básica e todo o amparo possível.
O Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar o caso. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o caso, que será encaminhado ao Juizado da Infância da Juventude de Cachoeiro, para providências.
Rafa
Aliado a isso, são programados seminários, visitas, palestras e apoio de segurança na atuação de rotina de instituições que cuidam desse tipo de atendimento social.