Geral

Apoio por amor: mães acompanham filhos em 2º dia de provas do Enem

Familiares aguardam que alunos terminem o exame para irem para casa juntos, assim como na semana passada, no 1º dia de provas

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória

Fazer o Enem pode ser estressante, principalmente para candidatos de primeira viagem. Para tentar conter a ansiedade e o nervosismo antes da prova, é sempre bom contar com o apoio de familiares.

Neste segundo dia de provas, mães capixabas repetiram o que fizeram no último domingo (05) e foram apoiar os filhos nas portas dos locais onde o exame é aplicado. 

 >> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Mais do que simplesmente caminhar com os jovens até o local, elas esperam até a conclusão das provas para voltarem juntos para casa.

Na semana passada, Maria Aparecida Del Piero, mãe do jovem Lukas, de 28 anos, chegou até o local de provas, uma universidade particular na Avenida Vitória, às 11h40. Para ir embora, esperou pelo filho até às 18h40. 

O filho de Maria Aparecida já tentou o exame em diversas outras ocasiões, mas em cursos em que não se identificava muito. Desta vez, é a primeira vez que o jovem tenta uma vaga em Medicina. 

LEIA TAMBÉM: Enem: 2º dia de provas tem corrente de oração e distribuição de abraços

Já Luzinete Demuner saiu do bairro Comdusa, na Capital, para a mesma universidade para acompanhar a filha Isabela, que tenta uma vaga no curso de Farmácia. Ela presta o exame pela primeira vez. Na semana passada, Luzinete esperou a filha até às 18h50.

E para quem ainda nem saiu do Ensino Médio, a pressão por uma boa nota é ainda maior. É o caso de Stefani Berger Ferreira, de 17 anos, que presta o exame para tentar uma vaga em Biologia. 

Para a mãe, Patrícia Jorge Berger, estar no local é de extrema importância, principalmente para ajudar a conter o nervosismo. 

“Primeiramente é necessário um apoio, neste momento que é bem difícil para ela, ansiedade. É a primeira vez que ela faz”, contou. 

LEIA TAMBÉM: Enem: jovem esquece RG, passa mal e deixa local de prova em ambulância do Samu

Ainda de acordo com a mãe, que esperou a filha terminar as provas também na semana passada, a participação de Stefani é motivo de orgulho, uma vez que o Enem é um passo importante na vida de um jovem e que aguarda a jovem terminar o exame para irem para casa juntas.

Com certeza, é motivo de muito orgulho, pois o Enem é muito importante. Fico esperando até ela terminar, e depois vamos juntas para casa. Fiquei esperando o domingo passado também“, relatou.