Geral

Maio Amarelo em Anchieta realizou ações que chamaram atenção para mortes em acidentes de trânsito

O Movimento Maio Amarelo foi uma parceria do município com o Governo do Estado

Foto: Reprodução/Prefeitura de Anchieta

Pela primeira vez em Anchieta, o Movimento Maio Amarelo realizou ações com a proposta de chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito do Brasil. O objetivo do movimento, que coloriu de amarelo, durante o mês de maio, o prédio da Prefeitura e as árvores no Centro de cidade, é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. O convite para participar da campanha veio do Governo do Estado e foi feito aos municípios do Espírito Santo. Anchieta foi uma das cidades a aderir ao movimento.

De acordo com o coronel Leonardo Marchezi, gerente Municipal de Segurança Pública e Social, foram realizadas palestras nas escolas de Anchieta e na Câmara Municipal, para cerca de 2.600 estudantes, “blitz educativas” em conjunto com agentes do Detran, da Polícia Militar e da Guarda Municipal, para aproximadamente 1.700 pessoas que estavam no trânsito. Também aconteceu um passeio de bicicletas realizado pelos bairros da cidade.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Anchieta

Um dos pontos altos das ações, segundo coronel Marchezi, foi o concurso de redação. Os estudantes elaboraram os textos com o tema ‘No trânsito, o sentido é a vida’. As crianças vencedoras do concurso receberam medalhas e prêmios, e o primeiro lugar ganhou uma bicicleta.

O movimento

Em 2019, o Código Brasileiro de Trânsito (CBT) completa 25 anos. Segundo pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU), os acidentes de trânsito são a maior causa de mortes entre jovens de 15 a 25 anos. O tema da campanha foi escolhido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

*Com informações: Gerência Municipal de Segurança Pública e Social de Anchieta