Em uma reunião do Conselho Municipal de Turismo de Vila Velha, uma apresentação chamou a atenção do público presente: a exibição da Pesquisa do Perfil da Média Temporada de 2014 dos turistas em Vila Velha, apresentada por Rafael Granvilla, da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).
Na questão da “origem” dos turistas que visitam Vila Velha, a pesquisa revelou que 98,2% são de brasileiros: 33% vêm de Minas Gerais, 30% do Espírito Santo, 14% do Rio de Janeiro, 10% de São Paulo, 5% da Bahia e 2% do Distrito Federal. O restante dos turistas é de origem estrangeira: 1,8%. Deste 1,8%, 16% são de Portugal, 10% da Argentina, 10% dos Estados Unidos, 8% da Espanha, 8% da Itália e 6% do Chile.
A pesquisa realizada pela Setur ouviu 2.734 turistas no período de 18 a 24 de junho. No quesito hospedagem, 52% dos turistas revelaram que, quando visitam Vila Velha, ficam na casa de parentes ou amigos. Um total de17% hospedam-se em hotéis, 9% em pousadas, 8% em apartamentos ou casa própria e 8% em casa alugada.
No quesito “frequência de visita”, 32% dos turistas responderam que visitam Vila Velha mais de duas vezes ao ano. Um total de 15%, uma vez por ano, 19% estiveram na cidade pela primeira vez e 22% disse não ter uma frequência definida.