Geral

Mais 2,7 mil capixabas receberão descontos de tarifa nas contas de água

Os beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida devem procurar os escritórios de atendimentos da Cesan para requerer o benefício da Tarifa Social ou renová-lo

Beneficiários do Minha Casa Minha Vida terão descontos nas contas de água Foto: ​Divulgação/Prefeitura

A Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária do Espírito Santo (Arsi) ampliou o número de famílias beneficiadas pela Tarifa Social da Cesan para 2,7 mil com a inclusão do Programa Minha Casa Minha Vida – faixa 1. A previsão é que esse número aumente para 12 mil, tendo em vista os novos empreendimentos em execução no Estado. 

As famílias participantes do Programa Minha Casa Minha da Faixa 1 são aquelas que possuem renda mensal bruta de até R$1,6 mil com o seguinte perfil:  mulheres chefes de família, portadores de necessidades especiais, idosos e populações em vulnerabilidade social.

A resolução foi publicada nesta terça-feira (15) no Diário Oficial. Antes, já eram beneficiadas as famílias participantes do Programa Bolsa Família do Governo Federal, Programa do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) e Programa Bolsa Capixaba do Governo Estadual. 

Esse benefício vem em forma de um desconto, de até 60%, que incide sobre as tarifas de água e esgoto nos imóveis classificados na Categoria Residencial. Os beneficiários devem procurar os escritórios de atendimentos da Cesan para requerer o benefício da Tarifa Social ou renová-lo. 

Os clientes aptos a requerer a Tarifa Social devem levar aos escritórios da Cesan os seguintes documentos:

– conta de água/esgoto;
– comprovante de residência em nome do usuário; 
– cópia do CPF e carteira de identidade ou, na existência desta, ou outro documento oficial de identificação com foto;
– documento comprobatório de beneficiário do Programa do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), Programa Bolsa Capixaba do Governo Estadual e Programa Bolsa Família do Governo Federal e do Programa Minha Casa Minha Vida – faixa 1.

Antes de sua publicação, a minuta da resolução foi submetida a um processo de consulta pública visando incentivar a participação da sociedade no aprimoramento da versão definitiva do documento, bem como conferir transparência às decisões da Agência.