Geral

Mais da metade dos divórcios no ES têm guarda compartilhada

A guarda compartilhada ultrapassou metade das sentenças de divórcios judiciais entre casais com filhos menores de idade no Espírito Santo

Foto: Reprodução/ Redes Social

No Espírito Santo, pela primeira vez, a guarda compartilhada ultrapassou metade das sentenças de divórcios judiciais entre casais com filhos menores de idade no Espírito Santo. Segundo o órgão, essa modalidade de guarda passou de 45,6% em 2021 para 51,3% em 2022.

O índice no Estado é maior do que o percentual do cenário nacional. No Brasil, esse percentual passou de 34,5% para 37,8% no mesmo período.

Já o percentual de divórcios em que as mulheres são responsáveis pela guarda dos filhos menores caiu de 48,0% para 43,1% entre 2021 e 2022 no Espírito Santo.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Os dados são do registro civil, divulgados quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o órgão, foram concedidos 7.416 divórcios no Espírito Santo em 2022, número 2% superior ao total de divórcios em 2021. 

O tempo médio relatado entre a data do casamento de cônjuges de sexo diferente e a data da sentença ou escritura do divórcio era de 13,4 anos.

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo aumenta 34,7%

No ano passado, foram registrados 23.209 casamentos no Espírito Santo, representando um aumento de 0,4% em relação a 2021. Nesse período, o número de casamentos entre pessoas de sexo diferente aumentou 0,2% enquanto o número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo aumentou 34,7%.

A taxa de nupcialidade legal no Estado foi de 7,51% maior que a do ano anterior, quarta maior do país. No entanto, os registros de nascimento no Estado apresentaram uma queda de 0,9% em relação a 2021.

LEIA TAMBÉM: Paciente idosa cai em vão de elevador de clínica e morre esmagada na Enseada do Suá

As informações sãs das Estatísticas do Registro Civil, que investigam registros de nascimentos, casamentos, óbitos e óbitos fetais informados pelos Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais, bem como os divórcios declarados pelas Varas de Família, Foros, Varas Cíveis e Tabelionatos de Notas de todo o país.