De acordo com os dados do último boletim do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies), o Espírito Santo já está com mais da metade dos leitos de UTI destinados ao tratamento da covid-19 ocupados.
Atualmente, o estado possuiu 428 leitos para tratamento da coronavírus, sendo 197 leitos de UTI com 67% de ocupação e 231 leitos de enfermaria com 38,09% de ocupação.
A Secretaria de Estado de Saúde espera contar com 652 leitos de UTI para casos do novo coronavírus até o final de junho. Para conseguir chegar a esse número, uma das saídas será adquirir parte dos leitos de UTI dos hospitais particulares.
Uma portaria que antecipa a segunda etapa da ampliação desses leitos foi publicada nesta terça-feira (28), no Diário Oficial do Estado.
No documento, consta que o Governo do Estado já adquiriu 88 leitos de três hospitais particulares da Grande Vitória e de quatro filantrópicos. Entre os particulares, foram adquiridas mais dez vagas do hospital Santa Mônica, em Vila Velha, dez do Vitória Apart, na Serra, e mais 20 do hospital Vila Velha, no município canela-verde.
Já entre os filantrópicos, o governo adquiriu dez leitos do Hospital Maternidade São José, em Colatina, cinco do Evangélico de Vila Velha, 13 da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim e mais 20 do hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim.
Coronavírus no ES
Nas últimas 24 horas o Espírito Santo registrou 6 novas mortes e 162 casos confirmados de coronavírus. Com isso, o número de mortes subiu para 83 e o de casos confirmados para 2.326.
As informações foram divulgadas, por volta das 16h10 desta quarta-feira (29), no Painel Covid-19, plataforma digital da Secretaria de Saúde do Estado que mostra as notificações da doença, em tempo real.
Além dos números levantados pela rede pública, o sistema também inclui os dados da rede particular do Estado e de todos os municípios.