Geral

Mais de 1,1 milhão de cartões serão atualizados na primeira etapa do Bilhete Único Metropolitano

Esse processo, segundo a Ceturb, deve ser realizado pelos passageiros até o dia 11 de junho

Foto: TV Vitória

Para que o Sistema Transcol possa implementar o Bilhete Único Metropolitano a partir de sábado (11), mais de 1,1 milhão de cartões ativos utilizados pelos passageiros deverão ser atualizados até o dia 11 de junho, segundo Companhia Estadual de Transportes de Passageiros (Ceturb). Quando esse processo for concluído, os validadores antigos serão retirados e os novos vão funcionar sozinhos.

>>> Novo bilhete poderá ser usado em ônibus municipais, bicicletas e no Aquaviário

>>> Primeira fase do Bilhete Único começa a valer a partir deste sábado na Grande Vitória

Após o prazo estipulado pela Ceturb, a atualização só poderá ser feita em um dos postos de atendimento do GVBus: Terminais de Laranjeiras (Serra), Vila Velha e Campo Grande (Cariacica), Ufes e Loja Central (Avenida Nossa Senhora da Penha, 699, Ed. Century Tower, Torre B, lojas 8 e 9, Praia do Canto, em Vitória).

VÍDEO | Entenda como funcionará a primeira fase do Bilhete Único em Vitória

“A mudança de validador foi motivada por questões tecnológicas. Estamos trocando os aparelhos atuais por outros que possuem as mesmas funções dos antigos, porém, de forma integrada em um único módulo gestor: bilhetagem eletrônica, biometria facial, câmeras de segurança. Isso irá modernizar o sistema e facilitará a realização de manutenções e acompanhamento”, explica o diretor executivo do GVBus, Elias Baltazar.

Como vai funcionar

A reconfiguração dos cartões vai funcionar assim: o usuário precisa apresentar o cartão (gratuidade ou não) nos dois validadores: primeiro, deve apresentar o cartão no validador azul, o atual. Após ouvir o sinal sonoro, deve apresentá-lo no validador vermelho, o novo, até aparecer a mensagem “catraca liberada”.

Esse procedimento deve ser feito todas as vezes que o passageiro embarcar nos ônibus do Transcol, no Seletivo ou nos Terminais.