O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) recolheu mais de 10 toneladas de peixes nesta segunda-feira (21), por conta de irregularidades em quatro barcos na Prainha, em Vila Velha.
A ação teria acontecido, segundo os próprios pescadores, porque eles não adquiriram uma tecnologia para monitoramento de áreas de pesca exigido pelo órgão.
O clima foi de tensão entre os pescadores do local durante toda a segunda-feira, devido à operação feita em quatro embarcações. O representante dos pescadores afirma que eles não tinham um sistema de rastreamento chamado PREPS, uma tecnologia que monitora via satélite as atividades de embarcações pesqueiras.
O Ibama não informou se outras irregularidades foram encontradas. Os pescadores colocaram fogo em pneus durante a ação e os agentes pediram apoio da Polícia Militar (PM), que precisou isolar a área. Cada pescador, segundo os próprios, cada responsável pelas embarcações foi multado em até R$ 60 mil.
Em nota, a assessoria do Ibama disse que as operações não são comentadas pelo órgão para assegurar o bom andamento das ações e a segurança dos agentes.
Com informações da repórter Milena Martins, da TV Vitória/Record TV!