O vendaval que começou no início da noite de sexta-feira (19) fez estragos e trouxe prejuízos e transtornos para diversos bairros da Grande Vitória. Moradores e comerciantes de uma das principais ruas de Jardim Camburi, maior bairro de Vitória, ficaram mais de 15 horas sem luz.
A interrupção da energia ocorreu às 21h de ontem, quando o galho de uma árvore atingiu um cabo de energia, causando a interrupção do fornecimento. Moradores ligaram e abriram diversos chamados, mas só às 9h deste sábado uma equipe da EDP, concessionária de energia, apareceu no local, num trecho da rua Carlos Martins, que conta com casas, prédios residenciais e comerciais, restaurantes, distribuidoras de bebidas, lojas de roupas, barbearia, sorveteria, uma policlínica, lojas de acessórios, lanchonete e uma unidade das Lojas Americanas.
A maior parte dos comerciantes não abriu as portas na manhã deste sábado, já que a energia foi restabelecida apenas às 12h35. Colaboradores das Lojas Americanas disseram que pelo menos 80 pessoas estiveram na porta da loja e tiveram de voltar, sem poder comprar.
O comerciante Nelcy Paixão, dono de uma sorveteria, disse que calcula seu prejuízo em torno de R$ 700 a R$ 800. “Meu freezer aguenta de cinco a seis horas, mas quase 16 horas sem luz, não tem como suportar. Estou há três anos aqui nesse ponto e nunca vi isso acontecer. Quero até saber como faço para ter ressarcido esse meu prejuízo”.
A síndica de um edifício próximo à sorveteria, que também foi afetado, concorda. “Já teve outros vendavais, acabou a energia, mas nunca passou de três, quatro horas para normalizar. Por que não podam as árvores antes de acontecer o problema? Essa poda deveria ser constante e não só quando tem temporal e derruba os fios”, disse Solange.
A falta de energia também colabora para a insegurança. Diversos edifícios na região não contam com porteiros, mas sim com portões eletrônicos que, sem energia, não funcionam. Moradores dos andares mais altos também sofreram com a falta de água, pois não havia energia para bombear a água para todos os apartamentos.
O que diz a EDP
A concessionária EDP informou, por meio de nota, que recebeu diversos chamados sobre falta de energia elétrica na Grande Vitória. “A EDP informa que devido os fortes ventos que atingiram a Grande Vitória na noite de ontem, 19, foi registrado um aumento no número de ocorrências de interrupção de energia elétrica. As equipes foram imediatamente reforçadas e seguem trabalhando em campo atendendo os chamados, que agora são pontuais”, diz trecho da nota.
Segundo a empresa, os danos à rede elétrica foram causados por queda de árvores, telhas e placas sobre a fiação. “Diante das características de tais ocorrências, a distribuidora esclarece que o tempo para normalização das operações varia de acordo com a extensão dos danos causados ao sistema e muitas ocorrências são normalizadas automaticamente por meio do sistema de automação da rede elétrica”.
Sobre o ressarcimento dos prejuízos causados pela falta de energia, a EDP informou que “a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), órgão regulador do setor, define as regras quanto ao ressarcimento de danos causados por anomalias no fornecimento de energia elétrica que prevê ressarcimento em caso de danificações em equipamentos elétricos. Para realizar o pedido de ressarcimento de danos a equipamentos elétricos, a Concessionária orienta o cliente a acessar o EDP Online, no www.edp.com.br. O pedido também pode ser realizado pessoalmente nas Agências de Atendimento ou pela Central de Atendimento, no telefone 0800 721 0707”.