Geral

Mais de 160 pessoas já foram colocadas no mercado pela Agência de Empregos de Viana

Para se cadastrar é preciso comparecer ao local com currículo atualizado, carteira de trabalho, CPF, documento de identidade com foto e comprovante de residência

Agência de Empregos de Viana começou a funcionar em fevereiro e já ajudou 160 pessoas a se colocarem no mercado de trabalho Foto: Divulgação/Prefeitura

Mais de 160 pessoas já foram colocadas no mercado de trabalho desde a inauguração da Agência de Empregos de Viana, que começou suas atividades em fevereiro. Segundo a prefeitura, cerca de 150 atendimentos são feitos diariamente, o que resultou em 85 estagiários contratados, 65 em fase de contratação, dois empregados com carteira assinada e mais 12 encaminhamentos para entrevistas. 

“Começamos nossas atividades a todo vapor. Abrimos com 150 vagas de estágios para estudantes de Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Arquitetura, Direito, Administração e realizamos 234 cadastramentos só no primeiro dia de funcionamento. Mas ainda é possível se cadastrar”, ressaltou a gerente de intermediações para o trabalho, Patrícia Chagas.

A Agência de Empregos fica na Avenida Jerônimo Monteiro, próximo a Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede. Para se cadastrar é preciso comparecer ao local com currículo atualizado, carteira de trabalho, CPF, documento de identidade com foto e comprovante de residência. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas.

A Agência de Emprego faz parte do programa de geração de emprego e renda e qualificação profissional da Prefeitura de Viana, o “Gerar”. O programa tem como objetivo a promoção de geração de emprego e renda, por meio da Agência de Emprego, e a qualificação da mão de obra do morador de Viana, com o Centro de Qualificação Profissional e a captação de recursos para bolsas de estudos para todos os níveis. 

“Este é um momento para gerar oportunidades para o vianense. Estamos recebendo diversos empreendimentos e precisamos de mão de obra qualificada. E vamos além disso, pois teremos ações por meio de parcerias para incentivar o empreendedorismo”, afirma o prefeito Gilson Daniel. 

Oportunidades

Para aumentar os horizontes e as oportunidades no município por meio do Programa Gerar, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social tem realizado reuniões com o setor empresarial e com instituições que oferecem cursos de qualificação para firmar parcerias. 

“Estamos dialogando com os empresários para que eles sejam nossos parceiros e nos ajudem a desenvolver tanto a Agência de Empregos quanto o Centro de Qualificação”, disse o secretário de Desenvolvimento Social, Ledir Porto.

O Programa Gerar funcionará com duas unidades: a Agência do Emprego e o Centro de Qualificação. A primeira tem como objetivo direcionar o cidadão para oportunidades de emprego, além de promover o incentivo ao empreendedorismo. Já o Centro de Qualificação, que será inaugurado em breve, servirá como um espaço destinado à qualificação gratuita de diversos cursos, oportunizando qualificação de mão de obra em diversas áreas.

A previsão é que sejam abertas mais de 5 mil vagas em cursos, fruto de parcerias com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (FECOMÉRCIO), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).