Sol e férias escolares são uma combinação perfeita para a diversão da criançada, que aproveita o período para soltar pipas. Contudo, há riscos que devem ser considerados na hora da brincadeira, já que, além de poder provocar a falta de energia elétrica, acidentes graves podem ocorrer.
De acordo com levantamento da EDP, concessionária de energia, entre janeiro e dezembro do ano passado, foram registradas 982 ocorrências nos municípios da área de concessão.
Como consequência, 195 mil clientes tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido, sendo que 102 mil unidades consumidoras afetadas estavam na Grande Vitória.
Além da falta de energia, não só para residências, como para comércios, indústrias e até hospitais da região, a brincadeira quando feita sem segurança pode provocar acidentes e oferecer riscos para quem está no local, com o corte dos cabos, por exemplo.
O gestor da EDP, Edson Barbosa, ressalta que a brincadeira de pipa deve ser feita sempre de forma segura.
“O contato das pipas com a rede elétrica pode causar acidentes graves. As pessoas devem buscar espaços abertos, como parques e campos onde não exista o risco de contato com os fios de energia e se a pipa ficar enroscada nos fios elétricos, não tentar retirá-la”, destaca.
Dicas de segurança para soltar pipas
– Procure espaços abertos como parques e campos, onde não exista o risco de contato com fios de energia.
– Empine pipas longe de rede elétrica, em locais onde não exista nenhum tipo de cabo de energia, de serviço telefônico ou antenas de celular.
– Arremessar objetos na rede elétrica para o resgate da pipa pode causar graves acidentes. O chamado “marimba” (pedra amarrada a uma linha), ou qualquer outro objeto, não devem ser lançados na rede.
– Jamais use cerol ou linha chilena.
Contatos úteis
Em casos de acidentes relacionados ao sistema de energia, a EDP pode ser acionada pelos seguintes canais de atendimento:
– EDP Online no www.edponline.com.br
– Whatsapp EDP: (27) 99772-2549
– Central de atendimento por telefone (0800 721 0707)
– Agências de atendimento presencial