Geral

Mais de 2 mil mortes são registradas no ES. Veja o perfil dos infectados pela covid-19

Vila Velha, Serra e Vitória continuam liderando o ranking de cidades com maiores números de casos da doença

Foto: Prefeitura de Vila Velha/ Felix Falcão
Vila Velha atingiu a marca de 10 mil infectados

O Espírito Santo atingiu, recentemente, a marca de 2 mil mortes causadas pelo novo coronavírus. A atualização mais recente do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), mostra que 63.881 pessoas já testaram positivo para a covid-19 no estado. Os dados foram atualizados na tarde de segunda-feira (13). Um total de 42.586 pacientes já se recuperaram da doença.

Em 15 dias, a taxa de letalidade atual no Espírito Santo passou por uma leve redução, saindo de 3,59% para 3,19%. Isso significa que a cada mil pacientes infectados pelo novo coronavírus, cerca de 31 morreram em decorrência da doença. O total de óbitos registrados pela Sesa é de 2.040.

Segundo o detalhamento dos dados dispostos no painel, a maior parte dos infectados no Espírito Santo é de pessoas do sexo feminino, sendo 33.328 casos. Do sexo masculino, 30.543 pessoas testaram positivo. Outros 10 casos foram registrados em pessoas que se identificam com outros gêneros.

A maior parte dos infectados confirmados pela Sesa estão na faixa etária de 30 a 39 anos, seguidos pelos pacientes com idades entre 40 e 49 anos. A faixa etária com menor número de infectados no Espírito Santo é de pessoas com 90 anos ou mais, seguidos de crianças, com idades de 5 a 9 anos. O número também é baixo para aquelas crianças que têm até 4 anos de idade.

Dentre as comorbidades, lidera a lista aquelas que possuem problemas cardíacos, seguidos de diabetes e obesidade. Ainda há registro da doença em pessoas com problemas no pulmão, tabagismo e doenças renais. Em alguns casos, o paciente pode ter mais de uma comorbidade.

Localidades

Vila Velha, Serra e Vitória continuam liderando o ranking de cidades com maiores números de casos da doença. A cidade canela-verde, inclusive, foi o primeiro município capixaba a registrar mais de 10 mil casos da doença. As outras duas cidades, que ficam na região da Grande Vitória, possuem mais de 9 mil confirmações. Cariacica, em quarto lugar na lista, possui pouco mais de 7 mil casos. Já o município de Viana, primeira cidade da região a deixar o grupo de risco alto, caiu para a 10ª posição no ranking, com 1.122 casos.

No interior do Espírito Santo, os maiores números de casos estão nas cidades de Linhares, com 3.214; Colatina, com 2.627 casos; e Cachoeiro de Itapemirim, com 2.427; Também fica em Linhares o bairro com o maior número de casos confirmados fora da Grande Vitória. Interlagos possui, atualmente, 275 confirmações.

Na lista dos bairros com mais casos, Jardim Camburi, em Vitória, segue na liderança, com 1.198 casos. Na sequência, aparecem Praia da Costa (1.101) e Itapuã (753) em Vila Velha. Na Serra, a maior parte dos casos está em Colina de Laranjeiras, com 385 confirmações. Campo Grande lidera o ranking em Cariacica, com 366 casos.