A temporada das chuvas fortes no Espírito Santo já começou e por isso, medidas preventivas contra novos desastres foram tomadas. Em Vitória, 25 áreas de risco estão sendo monitoradas pela Defesa Civil do município.
Nesta quarta-feira (29), a Defesa Civil apresentou o balanço do impacto das chuvas que caem no município. Desde a última segunda-feira (27), foram realizados 22 atendimentos pelas equipes de plantão. Oito pessoas estão desalojadas e quatro imóveis foram interditados.
De acordo com a Defesa Civil, deslizamentos de encostas foram registrados em Gurigica, Volta de Caratoíra/Morro do Quadro e Santo Antônio e um imóvel desabou parcialmente em Gurigica.
Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Jonathan Jantorno, além de monitorar as áreas de risco, o órgão trabalha em parceria com as comunidades, por meio dos 22 Núcleos Comunitários da Defesa Civil (Nudec’s), formados por moradores voluntários dos próprios bairros.
Os munícipes auxiliam a Defesa Civil desde o planejamento até a execução de ações de prevenção a desastres ambientais e de rapidez nas respostas durante situações de crise.
De acordo com o coordenador, as interdições ocorreram por prevenção. “A situação de Vitória está dentro da normalidade, existem algumas áreas de riscos que estão sendo monitoradas por nossas equipes”, disse.
A Defesa Civil Municipal está de plantão para atender os chamados dos munícipes para quaisquer ocorrências pelo telefone (27) 98818-4432.
Áreas de risco monitoradas em Vitória:
– Morro do Macaco
– Constantino/Jaburu
– Jucutuquara
– Morro Santos Dumont
– Morro do Rio Branco
– Fradinhos
– Morro do Cruzamento
– Morro Grande
– Morro do Romão
– Morro do Forte São João
– Morro da Fonte Grande
– Morro da Piedade
– Morro do Moscoso
– Morro do Quadro
– Chapada Alto Caratoíra
– Caratoíra, Alagoano e Santo Antônio
– Bela Vista
– Jesus de Nazareth
– Inhanguetá
– Morro São José / Santa Helena