Após o adiamento por conta da enchente do dia 25 de janeiro, os estudantes da rede municipal de ensino de Cachoeiro de Itapemirim voltam às aulas a partir da próxima segunda-feira (10). Em algumas escolas, o cronograma do ano letivo será diferenciado.
Parte do prédio da escola Zilma Coelho Pinto, localizada no bairro Ferroviários, está sendo utilizada por setores da Prefeitura, que estão prestando atendimento e assistência às pessoas afetadas pela enchente. Por causa disso, a creche só voltará a funcionar no próximo dia 17, mas as turmas de Pré I e Pré II retornam nesta segunda.
O ano letivo da escola municipal “Oswaldo Machado”, que fica no bairro Baiminas, começará na quarta-feira (12), porque a unidade passa por reparos na parte elétrica, danificada pela enchente.
Já os 140 estudantes das escolas municipais “Saturnino Rangel Mauro”, localizada no bairro Arariguaba, e “Olga Dias da Costa Mendes” (prédio provisório), que fica no Coronel Borges, tiveram de ser remanejados para as unidades “Zeni Pires” (Amaral), escola “Clube do Bosque” (Costa e Silva) e “Professora Juracy Cruz” (São Luiz Gonzaga).
As unidades de ensino “Gércia Ferreira Guimarães”, “São Francisco de Assis” e “Maria Stael de Medeiros Teixeira”, por sua vez, passam por obras de melhorias e intervenções na infraestrutura, como pintura geral, instalação de rampa para acessibilidade e reparos na parte elétrica. Entretanto, as aulas começam normalmente nesta segunda.
Nas escolas municipais que adotaram o modelo de tempo integral – “Athayr Cagnin”, localizada no bairro Nossa Senhora de Fátima, e “Julieta Deps Tallon”, no Zumbi -, voltaram às aulas na quarta-feira (12). Os professores dessas unidades estão em capacitação para as novas metodologias que serão implantadas. Na terça (11), os pais e responsáveis dos 450 alunos matriculados participarão de uma apresentação do método “Escola da Escolha”, que abrange disciplinas semestrais escolhidas pelos próprios estudantes.