Geral

Mais de 20 mil pessoas devem visitar os cemitérios de Vitória no Dia de Finados

No dia 2, no cemitério de Boa Vista, a parte administrativa funcionará das 7 às 19 horas. Já no cemitério de Santo Antônio, das 7 às 18 horas

Foto: Divulgação

Equipes da Prefeitura de Vitória intensificaram as ações de manutenção, reparos, limpeza e pintura nos cemitérios de Santo Antônio e Boa Vista (Maruípe) para receber os visitantes no Dia de Finados, neste sábado (2).

A expectativa é de que os locais recebam mais de 20 mil pessoas no dia. O cemitério de Boa Vista ficará aberto para visitação das 6 às 19 horas e o de Santo Antônio, das 7 às 18 horas.

As manutenções são diárias ao longo do ano. Mas, em datas comemorativas, como Finados, Dia das Mães e Dia dos Pais, as ações de limpeza e reparos são reforçadas por causa do grande fluxo de pessoas.

“Sempre temos um cuidado especial com nossos cemitérios para que todos se sintam em um ambiente bem cuidado e tranquilo para prestar suas homenagens aos entes queridos”, contou o secretário da Central de Serviços, Nathan Medeiros.

Celebrações

No sábado (2), a Igreja Presbiteriana Água Viva promoverá o projeto “Consolo para os que choram XVIII”, das 7 às 16 horas, nos dois cemitérios. Haverá medição de pressão, distribuição de água e café e assistência espiritual pelos pastores e missionários.

A Paróquia São José vai realizar missas no cemitério de Boa Vista às 7 horas, com Padre Ivo, às 10 horas, com Padre Jocemar, e às 16 horas, com Padre Robinson.

Já a Paróquia de Santo Antônio vai fazer celebrações no cemitério homônimo às 8 horas, com Padre Gabriel, às 9 horas, com Padre Ivo, às 10 horas, com Padre Roberto Camilla, às 11 horas, com Padre Roberto Sebastião, às 14 horas, com Padre Marcos, e às 15 horas, com Padre Marcelo. Às 19 horas, terá uma grande missa na Igreja Matriz, com Padre Gabriel.

Funcionamento administrativo

No dia 2, no cemitério de Boa Vista, a parte administrativa funcionará das 7 às 19 horas. Já no cemitério de Santo Antônio, das 7 às 18 horas.

O que é permitido

A orientação é que os visitantes só acendam as velas nos locais destinados a esse fim. Contudo, são permitidas a colocação de símbolos nas sepulturas e jazigos e a inscrição de epitáfios e outros sinais funerários utilizados por diferentes religiões. Também são liberadas a decoração das sepulturas e a utilização de flores, cruzes, crucifixo, velas, ajardinamento e revestimentos (mármores, granitos e azulejos).