Geral

Mais de 200 caranguejos são apreendidos em Cariacica durante defeso

Foram apreendidos caranguejos cuja a captura é proibida, por conta do risco de extinção. Caçadores podem ter que pagar multa de R$ 200 por unidade

Foto: Reprodução

Um total de 206 caranguejos foram apreendidos na manhã desta sexta-feira (12) nos bairros Porto de Santana e Flexal, em Cariacica, durante fiscalização de equipes da Gerência de Monitoramento Ambiental do município, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec).

Dentre os animais estavam caranguejos-uçá, espécie que entrou no período de defeso. Além deles,  também foram apreendidos caranguejos da espécie guaiamum, cuja a captura é proibida, por conta do risco de extinção. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram! 

O primeiro período de defeso, também conhecido como andada,  do caranguejo-uçá se estende até a próxima quarta-feira (17). Durante esta época do ano, a captura, o transporte e a comercialização dos animais é proibida.

A Prefeitura de Cariacica informou que quem desrespeitar as normas pode ter que pagar multa de R$ 200 por unidade do animal apreendido.

Além disso,  a prefeitura relata que houve um trabalho de educação ambiental junto aos catadores, que também foram informados sobre a proibição da captura durante o período. Os animais foram devolvidos ao mangue.

Leia Também: VÍDEO | Crianças e adolescentes são flagrados pulando de píer do Aquaviário