Geral

Mais de 210 pessoas desalojadas em Cachoeiro após Rio Itapemirim transbordar

Até o momento, 67 famílias foram retiradas de casa e estão sendo acolhidas em um ginásio da comunidade

Foto: Divulgação/ Redes Sociais

O transbordamento do Rio Itapemirim, no distrito de Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim, na Região Sul do Espírito Santo, deixou mais de 210 pessoas fora de casa. As informações foram repassadas nesta quinta-feira (09) pela prefeitura. 

Diante da situação, até o momento, 67 famílias foram retiradas de casa e estão sendo acolhidas em um ginásio da comunidade, onde recebem apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). 

O número de desabrigados no município de Cachoeiro de Itapemirim não consta no Boletim Extraordinário da Defesa Civil divulgado às 11 horas.

Segundo o boletim, 297 pessoas estão desalojadas e 36 desabrigados no Estado. Com isso, o número de atingidos pela chuva em território capixaba deve ultrapassar 500 pessoas. 

Leia também: 

> Vila Velha e Cariacica serão ligadas por corredor exclusivo de ônibus

> FOTOS | Nova via expressa do Transcol vai mudar o visual da Lindenberg

> Rio transborda e deixa Santa Leopoldina debaixo d’água

Segundo a administração municipal, no ginásio, as famílias desalojadas estão recebendo assistência imediata, com refeições, colchões, água, kits de higiene pessoal e cestas básicas fornecidas pela Semdes. 

Além disso, caminhões da prefeitura estão auxiliando os moradores na retirada de pertences das casas afetadas pelas cheias. 

Defesa Civil alerta para mais chuva nos próximos dias 

O coordenador da Defesa Civil Municipal, João Daróz, também alertou sobre a possibilidade de mais chuvas nos próximos dias. 

“O Rio Itapemirim está acima do nível normal, e o alerta para transbordamentos em outros pontos da cidade segue ativo. Pedimos que os moradores de áreas ribeirinhas fiquem atentos e acionem a Defesa Civil em caso de necessidade”, destacou Daróz.

A Defesa Civil Municipal permanece em regime de prontidão e pode ser acionada 24 horas pelos números (28) 98814-3497, 193 ou 190.

A prefeitura diz que reforça o compromisso em prestar todo o suporte às famílias afetadas e pede que a população continue monitorando os canais oficiais para atualizações sobre a situação das chuvas no município.