Encontrar um local para estacionar o veículo pode ser um desafio no dia a dia da cidade. O artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê como infração estacionar o veículo em locais e horários proibidos especificamente pela sinalização (placa-proibido estacionar).
Mas isso não impediu que mais de 27 mil motoristas capixabas tenham cometido essa infração de janeiro a outubro de 2024. Outros 26.634 receberam multa por estacionar o veículo em desacordo com as condições regulamentadas especificamente pela sinalização (placa-estacionamento). Os números são do Departamento de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), de janeiro a outubro de 2024.
LEIA TAMBÉM:
>> Pneus e sofás: mais de 500 mil toneladas de lixo foram recolhidas em Cariacica
>> Bicicletas elétricas compartilhadas começam a funcionar em Vila Velha
>> Universitária morre por reação alérgica após restaurante alterar receita
Jordan Gomes, morador de Campo Grande, em Cariacica, teve transtornos com estacionamento irregular. Ele contou ao Folha Vitória que já perdeu uma aula na faculdade, e não conseguiu buscar a mãe, ao se deparar com um carro na frente da garagem.
“Eu precisava sair de casa, e fui impedido quando vi um carro na frente da garagem da minha casa. Eu perdi uma aula da faculdade, e não consegui buscar minha mãe na academia, ela precisou voltar de outra forma. E eu eu estivesse passando por uma urgência? Não sei o que faria na hora”, declarou.
Veja as fotos:
O transtorno aconteceu no dia 13 de novembro. Jordan conta ainda que no dia chovia, e que procurou o proprietário do veículo, mas não encontrou. Após cerca de 30 minutos, uma mulher buscou o carro.
“Eu moro em frente a uma escola particular. Entrei lá dentro, mas o dono disse que não sabia quem era o dono. Depois de uns 30 minutos, vi uma mulher chegando no carro com roupa de academia e indo embora. Não cheguei a falar com ela porque estava chovendo muito”, contou.
Gerente do Detran-ES explica que parada irregular pode gerar multa gravíssima
O gerente de fiscalização de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), Jederson Lobato, explicou que estacionar o veículo na frente de garagens de casas ou empresas é uma infração que prevê multa, mas há particularidades.
“É uma infração média que tira quatro pontos na carteira e prevê multa de R$130,16, mas há três particularidades. O agente de trânsito só pode autuar o veículo estacionado de forma irregular através de acionamento via Ciodes ou pelo 190. Isso porque pode ser um veículo do dono da garagem que está ali. Além disso, a garagem precisa ter meio-fio, e a guia tem que ser rebaixada para a entrada ou saída de veículos”, explicou.
O Detran-ES pode autuar o veículo estacionado de forma irregular através do acionamento do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes). Jederson aponta ainda que, caso o proprietário do veículo não apareça durante o acionamento, um guincho pode ser chamado.
O gerente do Detran explica também que parar em vagas reservadas para pessoas com deficiência (PCD), ou para idosos, é considerado uma infração gravíssima. Parar na frente de hidrantes, ou em cima de tampa de bueiros, é uma infração média, mas também há particularidades.
“Parar em vagas reservadas para PCD ou para idosos é uma infração gravíssima, com multa de R$293,74, e remoção do veículo. Parar na frente de hidrantes, ou em cima de tampas de bueiro, é uma infração média, com multa e remoção do veículo. Mas tanto o hidrante, quanto a tampa do bueiro, têm que estar sinalizados para a aplicação da multa”, disse.