Após 12 dias de campanha de vacinação contra gripe, o Espírito Santo vacinou 355 mil pessoas do grupo prioritário, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). Este número corresponde a 43% da meta, que é imunizar 80% do público-alvo.
A campanha começou no dia 04 de maio e segue até a próxima sexta-feira (22). Segundo Danielle Grillo, Coordenadora do Programa Estadual de Imunizações da Sesa, é importante reforçar a necessidade da população tomar a vacina antes do período de maior circulação do vírus que é no inverno.
A vacina está disponível para crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.
Para a campanha, estão sendo mobilizados em todo o país 240 mil profissionais, que atuarão em 65 mil postos de vacinação e contarão com o apoio de 27 mil veículos (terrestre, marítimo e fluvial). É importante levar o cartão de vacinação e o documento de identificação para receber a dose. As pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais também precisam apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.
Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a dose, sem necessidade de prescrição médica.