Geral

Mais de 300 pessoas participam de manifestação pela paz em Jacaraípe

O movimento surgiu depois de uma reunião em Jacaraípe. Moradores e comerciantes reclamam do número de crimes na região e da falta de patrulhamento da Força Nacional

O grupo pede patrulamento da Força Nacional na região Foto: Divulgação

Mais de 300 capixabas estão reunidos em uma manifestação pela paz no Espírito Santo. O ato começou na manhã desta sexta-feira (10).

O movimento se concentrou na Praça Encontro das Águas, em Jacaraípe, Serra. De acordo com um dos organizadores e presidente do Conselho Interativo de Segurança Pública de Jacaraípe, Thiago Menezes, a ideia surgiu depois de uma reunião em que as pessoas se mostraram insatisfeitas com insegurança no bairro.

“Ontem teve uma reunião com cerca de 50 representantes da Associação Comercial, Associação de Moradores e o Conselho Interativo de Segurança de Jacaraípe. Isso gerou um movimento popular pela paz”, disse.

A insegurança se agravou na região por conta do movimento de familiares e amigos da Polícia Militar, que resultou na paralisação dos militares. Ainda segundo informações do organizador, Jacaraípe é um dos bairros mais prejudicados pela crise da segurança pública. Ele disse que o número de homicídios aumentou na região e a população cobra por patrulhamento.

“O comércio continua fechado, muita gente dentro de casa e muito homicídio. Daqui vai sair uma comissão que vai levar um documento para a Secretaria de Segurança Pública e 38º Batalhão de Infantaria. Solicitamos o patrulhamento da Força Nacional, pois na rua ninguém vê”.

A Guarda Municipal foi acionada para acompanhar o ato, e ao chegar ao local, foi aplaudida pelos manifestantes. Policiais Civis também receberam a homenagem.

Apenas uma faixa está funcionando em cada sentido da via.

Caminhada pela paz em Vitória

As famílias capixabas foram convidadas a participarem de uma caminhada pela paz. O evento acontece no próximo domingo (12), às 9 horas, no Quiosque 1 da Praia de Camburi, em Vitória.

A recomendação é que as pessoas participem da caminha vestindo branco, cor que simboliza a paz. A caminhada vai sair da Ponte de Camburi.