Mais de 300 quilos de carne de frango imprópria para consumo foram apreendidos na tarde desta quarta-feira (29), em Cariacica. De acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), que coordenou a apreensão, a carne não poderia ser ingerida, porque foi abatida clandestinamente.
De acordo com o médico veterinário Carlos Nogueras, o proprietário do estabelecimento já havia sido autuado anteriormente.
“A maior parte dos produtos comercializados ainda são oriundos de abatedouros clandestinos. Esse tipo de prática expõe o alimento a diferentes fontes de contaminação. Toda indústria de produtos de origem animal deve, obrigatoriamente, ter o registro no Serviço de Inspeção Oficial. É essencial que sejam adotadas as boas práticas de produção, garantindo à população a oferta de alimentos sem risco à saúde”, explicou o veterinário do Idaf.
Além da ausência do registro, as embalagens encontradas no local estavam sem rótulos, em que deveria constar a identificação da origem do produto e informações, como data do processamento e validade.
Todo o material apreendido foi levado para ser destruído em local um apropriado, uma vez que não havia como comprovar as condições sanitárias para consumo. O proprietário foi autuado e o valor da multa ainda será definido pelo Idaf.