Geral

Mais de 350 mil capixabas já fumaram, diz levantamento do Ministério da Saúde

A fumaça do cigarro contém inúmeras substâncias químicas e carcinogênicas. Quando os fumantes inalam a fumaça, elas são absorvidas pelos pulmões

Foto: Reprodução/Pexels
Foto: Reprodução/Pexels

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, lembrado nesta terça-feira (29), o Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa sobre o consumo de cigarros. De acordo com o levantamento, mais de 350 mil capixabas já foram fumantes, o que representa 9% da população no Espírito SantoPara conscientizar as pessoas, as prefeituras estão realizando ações na Grande Vitória

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 4.700 mil substâncias tóxicas são jogadas no ar pela fumaça do cigarro. Além dos fumantes ativos, quem fica exposto à fumaça do cigarro involuntariamente, os chamados fumantes passivos, também correm sérios riscos. 

Estudos do INCA afirmam que os fumantes passivos têm até 30% a mais de chances de desenvolver câncer de pulmão, e 24% de ter um infarto agudo do miocárdio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o cigarro mata cerca de 7 milhões de pessoas no mundo.

Riscos do tabagismo passivo:

– Reações alérgicas (rinite, tosse, conjuntivite, sinusite, exacerbação de asma) em curto período;

– Infarto agudo do miocárdio;

– Câncer do pulmão;

– Enfisema pulmonar e bronquite crônica)em adultos expostos por longos períodos.

Em crianças:

– Maior risco de morte súbita;

– Bronquite;

– Pneumonia;

– Asma;

– Infecções de ouvido;

– Déficit de crescimento;

Em gestantes:

– Pode rejudicar o crescimento do feto e aumentar o risco de complicações durante a gravidez e o parto, tais como a morte fetal, o parto prematuro e o baixo peso ao nascer.

Benefícios para quem deixa de fumar

– Após 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;

– Após 2 horas não tem mais nicotina no sangue;

– Após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza;

– Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta a comida melhor;

– Após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora;

– Após 5 a 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.

Dados centro capixaba de oncologia (Cecon)

De 2015 – um levantamento feito pelo ministério da saúde. Em 2015 eram 353,5 mil capixabas ainda fumantes, cerca de 9% da população do estado.

Programação Sesa

Nesta terça-feira (29), é comemorado o Dia Nacional de Combate Ao Fumo. Para marcar a data, A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com o Hospital da Polícia Militar (HPM), vai realizar ações de prevenção e combate ao tabagismo, com distribuição de panfletos e busca ativa de fumantes no hospital e região (bento Ferreira, Vitória), até a próxima sexta-feira (1).

Assista a entrevista