De janeiro a junho deste ano, foram realizadas 590 operações de fiscalização de trânsito na Grande Vitória e 51.809 abordados. Destes, 4.013 se recusaram a fazer o teste do bafômetro na Grande Vitória. As informações são do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTRAN).
Ao todo, no mesmo período, foram detidos 34 condutores em flagrante com sinais de embriaguez ao volante na região, por meio do bafômetro ou por laudo de constatação.
De acordo com o responsável pela BPTRAN, capitão Anthony Moraes Costa, o laudo de constatação pode ser feito quando o motorista se recusa a fazer o teste do bafômetro, mas apresenta sinais claros de embriaguez.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Em caso de constatada a embriaguez, o condutor responderá penalidades administrativas, que passam por suspensão da carteira de habilitação e pagamento de multa, como as criminais, quando o motorista será conduzido à delegacia.
“Mesmo que a pessoa abordada diga que não vai soprar o etilômetro, se apresenta sinais de embriaguez, como fala arrastada, odor etílico, desequilíbrio, olhos vermelhos, desconexão com a realidade, tudo isso são sinais que permitem ao fiscalizador confeccionar o que se chama de laudo de constatação. Ele faz com que essa pessoa receba também as punições administrativas e criminais”, explicou o policial.
Capitão Anthony reforça que dirigir sob efeito de álcool é uma infração, não importa quanta bebida o condutor tenha consumido. No entanto, até o limite de 0,33% de álcool no sangue, o motorista é penalizado apenas com ações administrativas.
Segundo ele, a alta recusa por parte de motoristas de realizar o teste demonstra que esses condutores possivelmente estavam sob o efeito de bebida alcoólica.
“Isso traz um forte indício que são condutores que estão conduzindo sob influência de álcool. Só não temos como aferir o quanto eles beberam”, afirmou.
Penalidades para quem não realizar o teste
Condutores que não realizarem o teste do bafômetro não estão imunes a penalidades. O responsável do BPTRAN informa que quem se recusa a fazer o exame é punido com, no mínimo, as mesmas penalidades de quem dirige até o limite de 0,33%.
O motorista que não fizer o teste terá a carteira de habilitação suspensa pelo período de 12 meses, além do pagamento de multa. Ele também deve apresentar um condutor habilitado para retirar o veículo do local.
Caso o condutor apresente sinais claros de embriaguez, também vai arcar com as penalidades criminais e será conduzido à delegacia.
Leia Também: Pai é obrigado a visitar o filho e pode ter de pagar multa de R$ 10 mil