No mês de maio, 474 mil pessoas apresentaram algum sintoma relacionado à síndromes gripais no Espírito Santo. Em termos do indicador síntese, 55 mil apresentaram sintomas conjugados de síndrome gripal que podiam estar associados à covid-19, como perda de olfato ou paladar ou febre, tosse e dificuldade de respirar ou febre, tosse e dor no peito.
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nesta quarta-feira (24), que aponta ainda que, em 46 mil do total de 1,358 milhão de domicílios no Estado, havia pelo menos um morador com sintomas referenciados do novo coronavírus. Em 14 mil domicílios (30%) desses 46 mil, havia a presença de idosos entre os moradores e em 32 mil domicílios (70%), não havia moradores idosos.
Atendimento
A pesquisa mostra ainda que cerca de 69 mil das pessoas que apresentaram algum dos sintomas pesquisados procuraram atendimento em unidades de saúde. Já dentre aquelas que apresentaram algum dos sintomas conjugados, 40,8% (ou 22 mil pessoas) procuraram atendimento em estabelecimento de saúde. Cerca de 32,4% (1,314 milhão de pessoas) da população do estado declarou possuir plano de saúde.